Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 01/04/2016
Sebrae premia prefeitos por projetos de gestão pública
Compartilhar Notícia
Léo Matos, prefeito de Naviraí, recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (Foto: Divulgação)


Ideias e projetos que tornem a vida do cidadão mais fácil e processos menos complicados nas cidades sul-mato-grossenses são premiados pelo Sebrae. Ao todo, cinco prefeitos do Estado foram agraciados.

 

A 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor aconteceu na tarde de ontem, quinta-feira (31), e segundo os organizadores são uma forma de reconhecer ações dos gestores públicos que promovam o desenvolvimento dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública.

 

"É uma ação louvável. Mais do que nunca, através da gestão, temos que fazer a máquina pública realizar as entregas necessárias para a população", discursou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante a solenidade de premiação.

 

O superintendente do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça, explica que para a premiação a entidade avalia critérios ligados ao empreendedorismo, e uma banca de representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul).

 

"A análise aqui é feita quanto ao ambiente gerado para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Afinal, para que serviços básicos como saúde, segurança pública e educação sejam oferecidos com qualidade ao cidadão, é necessário que se tenha desenvolvimento econômico. E apoiar o microempreendedor individual, a micro e pequena empresa é pensar no futuro", destacou Mendonça.

 

Prêmio

O prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka (PSDB), ficou o prêmio de ‘Melhor Projeto’, pelo Prodinan - Programa de Desenvolvimento e Apoio à Industrialização de Nova Andradina, sendo vencedor na categoria ‘Inovação e Sustentabilidade’. O tucano também recebeu o troféu ‘Atores do Desenvolvimento’, concedido ao município que mais realizou licitações voltadas aos pequenos negócios, cumprindo assim um dos dispositivos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

 

Também receberam prêmios o prefeito de Chapadão do Sul, Luiz Felipe Barreto de Magalhães (PDT), vencedor da categoria Lei Geral Implementada, Léo Matos (PSD), de Naviraí, faturou a categoria Compras Governamentais. Paulo Duarte (PDT), de Corumbá, sagrou-se ganhador da categoria Desburocratização. E Rogério Rosalin (PSDB), de Figueirão, venceu a categoria Pequenos Negócios no Campo. Concorreram à etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 23 municípios.

 

Durante o evento, TCE (Tribunal de Contas do Estado), Governo do Estado, Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e Sebrae assinaram o Termo de Cooperação de Fomento às Compras Públicas. O acordo prevê união de esforços para estimular a aplicação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte nos municípios sul-mato-grossenses.

 

Próxima etapa

Os ganhadores participam agora da etapa nacional, que será realizada no dia 10 de maio em Brasília. Quem vencer a concorrência com outros estados da federação integrará missão técnica internacional para conhecer realidades de administrações inovadoras, criativas e eficazes de apoio do poder público aos pequenos negócios. A ideia é que essas experiências sirvam de modelo para que sejam replicadas nos respectivos municípios.


Fonte: Assessoria/Sebrae)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados