Meditação e exercícios aeróbicos são formas conhecidas de melhorar o estado de espírito das pessoas, mas um novo estudo vai além ao mostrar que a combinação das duas atividades pode ser uma forma excepcional de combater a depressão. A pesquisa mostra que meditar antes de correr pode reduzir em até incríveis 40% os sintomas da doença.
Durante o estudo, realizado ela Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, nos EUA, cientistas recrutaram 52 jovens adultos, sendo que 22 deles tinham diagnóstico de depressão. Duas vezes por semana, ao longo de oito semanas, os participantes meditaram por 30 minutos, fazendo um "mergulho interior" e prestando atenção em sua respiração. Em seguida, eles corriam numa esteira por mais 30 minutos. Após cada sessão de "treino", a equipe avaliava o estado emocional das pessoas.
Ao final da pesquisa, todos os participantes apresentaram melhores condições de humor e ansiedade. Além disso, ficou constatado que eles passaram a dedicar menos tempo apegados a situações negativas em suas vidas. "Ficamos especialmente surpresos porque o treinamento reduziu as ruminações sobre o passado", empolgou-se a psicóloga Tracey Shors, uma das autoras da pesquisa. "Esses padrões de comportamento são difíceis de alterar".
Entre os voluntários da pesquisa anteriormente diagnosticados com depressão, os cientistas constataram uma redução de até 40% na intensidade dos sintomas da doença.
Fonte: O Globo