Página Inicial | SEGUNDA FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 15/02/2016
Ano letivo do IFMS Campus de Naviraí é iniciado
Compartilhar Notícia
Primeiros estudantes de Naviraí conheceram gestores na quinta-feira, 11 - Foto AscomIFMS (Foto: Divulgação)


Os dirigentes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recepcionaram os primeiros estudantes dos cursos técnicos integrados e da graduação do Campus Naviraí com uma palestra realizada na noite de quinta-feira, 11.
 

O reitor Luiz Simão Staszczak apresentou um balanço das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos primeiros cinco anos de atuação no Estado e destacou o papel histórico dos estudantes para o Instituto.

 
“Vocês integram as primeiras turmas dos cursos técnicos presenciais de nível médio e de graduação oferecidos pelo campus. É com vocês que o IFMS inicia, efetivamente, sua história no município”, afirmou.

 
Simão ressaltou a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Instituto no eixo tecnológico Informação e Comunicação, em que estão inseridos os cursos técnico integrado em Informática para Internet e superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, oferecidos em Naviraí.

 
“Somos uma das melhores instituições do Estado e do país. Como exemplo, cito o desempenho do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Corumbá no último Enade [Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes]. Foi considerado o melhor do Brasil na área”, destacou.

 
A palestra integrou a programação da Reitoria Itinerante, atividade que procura estimular o diálogo entre a gestão e a comunidade acadêmica.

 
Pioneiros


Um dos integrantes da primeira turma de graduação do campus é Bruno Roberto, 25, natural de Naviraí. O estudante afirma que a presença do IFMS no município irá permitir que ele faça o curso que sempre quis e fique perto da família.
 

“No ano passado eu havia me mudado para Dourados para trabalhar e tentar fazer o curso na área de informática. Quando fiquei sabendo que o IFMS iria abrir cursos na área aqui em Naviraí, eu imediatamente voltei, para ficar junto com minha família”, revelou.
 

Entre os pioneiros de nível médio está Maria Luana, 19, que decidiu trocar a educação de jovens e adultos pelo técnico integrado no Instituto. Maria Luana diz que espera se formar e continuar na área em nível superior no futuro.
 

“Eu fiquei muito animada quando fiquei sabendo que ia abrir o curso e mais ainda quando descobri que passei”, comemorou ao lado da mãe, que avalia o IFMS como “uma instituição muito elogiada”.
 

Eixo tecnológico


Segundo o diretor-geral do Campus Naviraí, Matheus Bornelli de Castro, a atuação na área de informática diferencia o Instituto de outras instituições do município, como as universidades Estadual e Federal do Mato Grosso do Sul (UEMS e UFMS).
 

“A nossa principal estratégia é consolidar o eixo tecnológico Informação e Comunicação como sendo do IFMS, já que somos a primeira instituição pública a oferecer este curso para Naviraí e região”, disse.
 

Para Matheus, a procura no primeiro ano de oferta comprova o acerto na escolha dos cursos. “Tivemos 242 inscritos nas 80 vagas para o técnico integrado. Dos aprovados, apenas três não fizeram a matrícula. Na graduação, a concorrência foi de mais de dez estudantes por vaga”, analisou.
 

Reitoria Itinerante


Além da palestra para os estudantes, Luiz Simão se reuniu com servidores do campus para ouvir as demandas de professores e técnicos-administrativos e destacar a importância do planejamento para que as mesmas sejam atendidas.
 

“É preciso que conste no Plano de Desenvolvimento dos Campi [PDC] todas as ações, equipamentos e capacitações necessárias. O PDC deve ainda integrar ações de ensino, pesquisa, extensão e administração”, explicou.
 

Naviraí foi o penúltimo campus a receber a ação e a segunda unidade em 2016. No segundo semestre de 2015, os gestores estiveram nos campi Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá e Coxim. Neste ano, além de Naviraí, os dirigentes também se reuniram com a comunidade de Nova Andradina.
 

A Reitoria Itinerante se encerra nos próximos dias 23 e 24, com a visita ao Campus Jardim.


Fonte: Ascom/IFMS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados