Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 19/11/2015
Obama diz que vetará limitações à entrada de refugiados sírios no país
Compartilhar Notícia

A Casa Branca anunciou ontem (18) que o presidente Barack Obama vai vetar qualquer projeto de lei que limite a entrada de sírios no país. O anúncio foi feito mediante a possibilidade de a Câmara dos Deputados norte-americana votar, ainda nesta semana, resolução para bloquear a decisão de Obama de acolher 10 mil refugiados daquele país até o ano que vem.


Como a maioria no Congresso é republicana e há aproximadamente 26 estados declaradamente contrários à entrada de sírios, a expectativa é de que restrições possam ser aprovadas. O posicionamento contrário à acolhida dos refugiados aumentou depois dos atentados em Paris na última sexta-feira (13), porque um dos terroristas teria entrado na França como refugiado.


Apesar disso, porta-vozes e o próprio presidente Obama já reiteraram que não mudarão os planos de acolher mais refugiados. “Para atender às vidas em jogo, pela importância dos nossos parceiros do Oriente Médio e da Europa e pela liderança norte-americana na abordagem da crise de refugiados da Síria, se o presidente for confrontado com a aprovação do Projeto  de Lei 4.038, ele irá vetá-lo", informou a Casa Branca.


Na terça (17) de manhã, Obama havia criticado o que chamou de “histeria” doméstica nos Estados Unidos, sobre o temor da entrada desses refugiados. “Não tomamos boas decisões baseadas na histeria e no exagero dos riscos”, afirmou. O presidente criticou os adversários políticos ao dizer que eles, “aparentemente, têm medo das viúvas e órfãos que chegam ao país”.


A decisão sobre a acolhida aos refugiados foi tomada em setembro deste ano, após pressões da comunidade internacional sobre a Casa Branca devido ao agravamento da crise na Síria e da emigração em massa de sírios para a Europa.


Fonte: Agência Lusa







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados