Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 01 DE OUTUBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 18/11/2015
Onevan destina emenda à entidade que oferece cursos no sistema prisional
Compartilhar Notícia
Os recursos garantidos pela emenda parlamentar coletiva serão utilizados para a aquisição de materiais permanentes e de consumo (Foto: Divulgação)


Uma das emendas destinadas pelo deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), neste ano (Exercício 2015), foi destinada à Associação do Aprendizado, Ressocialização e Trabalho do Apenado de Mato Grosso do Sul (Artaban). A emenda destinada a entidade foi coletiva e contou com a participação de 10 deputados estaduais.


De acordo com a presidente da Artaban, Eronita Boeira Portela, a entidade oferece cursos profissionalizantes e desenvolve projetos de ressocialização para apenados do sistema prisional desde 2005. Neste período foram atendidas unidades prisionais de Campo Grande (Segurança Máxima), Rio Brilhante (Feminino), Dourados, Corumbá e Bataguassu (unidades masculinas).


Os recursos garantidos pela emenda parlamentar coletiva serão utilizados para a aquisição de materiais permanentes e de consumo para a implantação de 2 (duas) oficinas profissionalizantes (tapeçaria e produtos derivados do couro) nos município de Campo Grande (Semi-Aberto) e Dourados (Presídio Estadual).


Segundo a presidente da Artaban, a expectativa é, em Campo Grande, oferecer os cursos profissionalizantes não somente aos apenados que estão no regime semi-aberto, mas, também, a outros cidadãos que se encontrem em vulnerabilidade social.


"A nossa entidade nasceu para ajudar pessoas, devolvendo a dignidade e o respeito através da ressocialização. Sabemos que é muito difícil o recomeço para os egressos do sistema prisional e as oficinas e os cursos profissionalizantes são oportunidades para a ressocialização desses cidadãos. Agradeço, em nome da Artaban, todos os deputados que têm apoiado a iniciativa", disse a presidente Eronita Boeira Portela.


Ressocialização


O deputado estadual Onevan de Matos revelou sua satisfação em colaborar com os trabalhos desenvolvidos pela Artaban, ponderando as dificuldades que o apenado egresso do sistema prisional enfrenta para se recolocar na sociedade, o que afeta, inclusive, o seu círculo familiar.


"O trabalho desenvolvido pela Artaban garante a uma parcela de apenados o direito/dever ao trabalho durante o cumprimento de suas respectivas penas condenatórias, de modo a auxiliá-los no processo de ressocialização, bem como na garantia de recursos financeiros às famílias", destacou o deputado estadual Onevan de Matos.


Emendas 2015


Onevan apresentou o destaque de R$ 1 milhão em emendas parlamentares – 30, no total – em 2015, que atenderão prefeituras municipais e entidades filantrópicas de 18 municípios de Mato Grosso do Sul, nas áreas de Educação, Assistência Social e Saúde.


Além de Onevan de Matos, também participaram da emenda coletiva e destinaram recursos à entidade os deputados Angelo Guerreiro, Barbosinha, Beto Pereira, Cabo Almi, Eduardo Rocha, Flávio Kayatt, Márcio Fernandes, Maurício Picarelli e Professor Rinaldo.


Fonte: Assessoria/ Fernando Ortega







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados