Após pouco mais de dois meses, servidores administrativos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Mato Grosso do Sul retornaram ao trabalho na manhã desta quarta-feira (30). Ao G1, a membro do comando estadual de greve, Anita Borba, disse que “o acordo por parte do governo aconteceu na terça-feira (29) às 22h, e nesta quarta-feira retornamos ao expediente, como todos os funcionários”.
Os técnicos administrativos devem fazer um mutirão e trabalhar duas horas a mais até o dia 9 outubro nas agências do estado. Segundo o movimento da greve, serão necessários pelo menos 30 dias para normalizar os atendimentos que deixaram de ser feitos durante os mais de dois meses de paralisação.
Conforme Anita, a greve afetou as 36 agências do INSS em Mato Grosso do Sul, contando com cerca de 80% de adesão. A estimativa da categoria, que conta que cerca de 600 profissionais no estado, é que cerca de 100 mil pessoas deixaram de ser atendidas.
Médicos peritos continuam em greve
Os médicos peritos do INSS continuam em greve em Mato Grosso do Sul e em todo o país. Segundo o delegado da seccional do estado da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), George Evandro Barreto Martins, a paralisação começou no dia 4 de setembro em Mato Grosso do Sul, e que os 97 profissionais do estado estão deixando de fazer em média, 720 perícias por dia.
Fonte: TV Morena