Página Inicial | SEGUNDA FEIRA, 21 DE OUTUBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 15/09/2015
Onça capturada em Naviraí pode ter fugido de cheia nos rios da região
Compartilhar Notícia
Para captura da onça foi preciso o uso de carabina com tranquilizante (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


A onça-parda capturada no fim de semana em um imóvel no Centro de Naviraí, a 359 km de Campo Grande, deve ter ido à cidade em em busca de área seca e comida, por conta da cheia de rios da região.  O animal pulou vários muros até ser encontrada na despensa de uma casa.


"Naviraí tem característica de estar margeada por áreas de preservação ambiental, reservas ambientais e essas reservas são áreas de várzeas, onde quando o rio está cheio, a várzea também fica cheia", explicou o major do Corpo de Bombeiros Waldenir Moreira Júnior, comandante do 6º Subgrupamento de Bombeiros Militar.


Segundo o militar, o rio Amambaí é afluente do rio Paraná e animais como onças tem por hábito caminhar em média 200 km em busca de comida e áreas secas.


"A gente acredita que antes de ser encontrada, ela tenha entrado em outras casas vizinhas, porque tem marcas nos muros. A nossa sorte foi que ela estava em uma casa e não em uma árvore ou local aberto na cidade, porque seria mais difícil o resgate", explicou.


Os muros da casa onde o felino foi capturado tinham marcas das patas, assim como em imóveis vizinhos. O bombeiro também acredita que cachorros de outras casas próximas possam ter espantado a onça, que acabou de escondendo em uma casa onde não tinha cachorros.


Ele lembra que em 2006, outra onça-parda também foi capturada em Naviraí, dentro de um hospital, no mesmo período do ano, caracterizado pela cheia dos rios da região. Na época, o animal assustou uma pediatra. Em 20 anos de profissião, o bombeiro diz que foi a primeira vez que ajudou a resgatar uma onça. "Já trabalhei em Corumbá também, onde aparecem muitos animais silvestres na cidade, principalmente peçonhentos, mas onça foi a primeira vez", relembrou.


Captura


O resgate foi feito na manhã de domingo (13), em trabalho em conjunto entre bombeiros, Polícia Militar Ambiental (PMA) e equipe técnica da fazenda Green Farm CO2 Free, para onde o animal foi levado.


O bicho estava bastante assustado e foi encontrado por volta das 5h (de MS) por um morador da casa, que não soube identificar que animal era e acionou o Corpo de Bombeiros. Ao chegar no local, os militares constataram que era uma onça. A área onde o animal estava foi isolada e os moradores deixaram a casa por segurança. Um tranquilizante teve de ser trazido de Itaquiraí, a 48 km de Naviraí, para capturar a onça. Por isso, o resgate durou três horas e meia.


O resgate foi feito em trabalho conjunto entre bombeiros, Polícia Militar Ambiental (PMA) e equipe técnica da fazenda Green Farm CO2 Free, para onde o animal foi levado. Ele estava bastante assustado e foi levado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) sem ferimentos para uma fazenda em Itaquiraí, onde passará por avaliação médica.


Destino


O destino da onça-parda que "movimentou" a cidade será decidido nos próximos dias pelo Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de Campo Grande. Segundo o major da Polícia Militar Ambiental (PMA), Ednilson Queiroz, o CRAS vai até o local onde a onça está para decidir como e onde ela vai ser solta.


O felino foi levado para a fazenda Green Farm CO2 Free, localizada à margens do rio Amambai e distante 27 quilômetros de Naviraí. Segundo o major da PMA, no local há um centro de reabilitação e veterinários para darem apoio e realizarem os primeiros atendimentos no animal.


Fonte: G1-MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados