O Ministério da Educação (MEC) já recebeu mais de 13 mil reclamações de vestibulandos que não conseguiram acessar o site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para fazer inscrição na universidade usando a nota do Enem, segundo informações do "Jornal Hoje", da TV Globo.
O Ministério de Educação reconheceu que houve uma falha no sistema de computadores, mas que já foi resolvida. Um equipamento foi trocado e o serviço está normalizado desde às 9h30m de sábado, segundo o MEC.
O MEC recomendou aos estudantes que, caso recebam o aviso de 'dados inválidos', verifiquem se estão ingressando no Sisu com o número de inscrição no Enem e a senha do exame, pois as duas informações são necessárias para acesso.
O número de estudantes que realizaram o Enem foi de 2,5 milhões de um total de 4 milhões de inscritos. O sistema está preparado para receber 200 mil acessos simultâneos e, de acordo com o MEC, é considerado suficiente para o público estimado.
Nesta primeira edição, 23 universidades federais e 26 institutos federais de educação, ciência e tecnologia participam da seleção unificada com a oferta de vagas em cursos de educação superior, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.
Além das instituições federais, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) selecionarão candidatos pelo Sisu.
De acordo com o Ministério da Educação, a antecedência da realização da inscrição é o último critério de desempate. O principal fator de seleção é a nota do candidato no Enem.
Fonte: O Globo