A competição tem quatro etapas e os alunos serão avaliados em várias categorias (Foto: Divulgação)
Para apresentar aos estudantes de 10 a 16 anos de idade o mundo da ciência e da tecnologia com a construção de robôs utilizando peças de Lego e programados com tecnologia Lego Mindstorms NXT, as escolas do Sesi de Mato Grosso do Sul vão promover a 2ª edição do Torneio Interclasse de Robótica. A competição terá início neste sábado (0), das 8 às 12 horas, na Escola do Sesi de Campo Grande, enquanto no dia 15 de agosto será na Escola do Sesi de Corumbá, no dia 22 de agosto na Escola do Sesi de Três Lagoas, no dia 29 de agosto na Escola do Sesi de Dourados, no dia 12 de setembro na Escola do Sesi de Aparecida do Taboado e no dia 19 de setembro na Escola do Sesi de Naviraí, totalizando 900 alunos do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio.
Segundo a gerente de Educação do Sesi, Simone Cruz, o torneio vai fomentar a pesquisa, contribuindo para uma aprendizagem significativa e desenvolvendo conhecimentos tecnológicos e científicos por meio da robótica. “A nossa intenção é contribuir para o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, incentivando a realização de tarefas em equipe para a solução de problemas de forma inovadora. O torneio também serve para divulgar uma prática pedagógica inovadora das escolas do Sesi, ampliando a visibilidade e credibilidade da marca”, pontuou.
Já a técnica de educação do Sesi, Juliana de Alencar Nicolau, reforça que os estudantes serão reunidos em times de até dez integrantes sob orientação de um professor, sendo cinco equipes na Capital, sete em Corumbá, dez em Três Lagoas, sete em Dourados, quatro em Aparecida do Taboado e três em Naviraí. “O tema da temporada 2015/2016 do Torneio de Robótica é ‘Como cuidamos do nosso lixo’ e os competidores terão de desenvolver projetos de pesquisa inovadores que poderão, quem sabe, ajudar milhões de pessoas no futuro. Durante esse processo, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira”, detalhou.
O torneio
A competição tem quatro etapas e os alunos serão avaliados nas categorias projeto de pesquisa, core values, design do robô e desafio do robô. No primeiro caso, os alunos devem apresentar uma solução inovadora em conformidade com o tema da temporada do torneio, enquanto no core values os alunos são submetidos a uma atividade em grupo onde os juízes analisam se os valores do torneio foram contemplados (trabalho em equipe, competição amigável e aprender divertindo-se).
No design do robô, os juízes vão avaliar, nos quesitos desenho mecânico, estratégia e inovação na programação, os robôs criados pelos alunos. Já no desafio do robô as máquinas são projetadas e programadas pelos membros da equipe para executar uma série de tarefas, ou missões, durante partidas de 2’30’’ em uma mesa de competição que reflete o tema do mundo real para aquela temporada. Após a competição, os juízes vão apontar as equipes campeãs, sendo que os alunos serão premiados com medalhas e os times receberão um certificado de reconhecimento na categoria premiada (pesquisa, core values, design robô ou desafio do robô).
Na avaliação da diretora da Escola do Sesi de Campo Grande, Gláucia Campos, a competição vai estimular o raciocínio lógico e o desenvolvimento de habilidades dos estudantes, como também desenvolver um interesse crescente pela ciência e tecnologia, uma vez que o torneio proporciona aos alunos experiências práticas e motivadoras. “Os alunos vão se reunir para trabalhar juntos e investigar recursos de aprendizagem que eles raramente utilizam. Por meio do torneio, eles aprenderão valores fundamentais como trabalho em equipe, respeito, aprendizado mútuo, espírito de competição amigável e profissionalismo”, avaliou.
Fonte: Assessoria