Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 29/01/2010
Lula deve fazer novos exames no sábado em São Paulo
Compartilhar Notícia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar por novos exames nesta sábado (30), segundo a assessoria da presidência. Ainda não se sabe se ele será encaminhado ao hospital Sírio Libanês ou ao InCor (Instituto do Coração). Lula se recupera da crise de hipertensão que teve na noite de quarta-feira (27) em Recife. Ele também está tomando diuréticos e antibiótico para combater uma gripe mal curada.


O presidente descansou nesta quinta-feira durante todo o dia em seu apartamento em São Bernardo do Campo e não recebeu visitas durante a noite. As luzes do apartamento foram apagadas por volta da meia-noite de hoje (29).


No fim da tarde, o médico da Presidência da República, Cleber Ferreira, fez uma visita e constatou que Lula passava bem, com a pressão arterial estabilizada em 11 x 8.


Segundo interlocutores, o presidente dormiu a maior parte do dia. Ele recebeu ligações de praticamente todos os ministros. Também telefonaram os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e do Paraguai, Fernando Lugo. Entretanto, Lula não atendeu ninguém.


O presidente está em sua casa em São Bernardo com a mulher Marisa Letícia e com os filhos Fábio, Sandro, Marcos e Luiz Cláudio.


Ele teve uma crise hipertensiva na noite desta quarta-feira (27) em Recife, onde cumpria agenda oficial, antes de ir para Davos (Suíça), onde participaria do Fórum Econômico Mundial. Ele passou mal no avião e, por orientação médica, foi para o hospital Português, onde chegou com moleza no corpo e um mal-estar geral.


Lula passou a noite no hospital Português, em Recife (PE), antes de seguir para São Bernardo, onde descansará até domingo. Ele deve retornar ao trabalho na segunda-feira.


Lula esteve na capital pernambucana para cumprir uma agenda intensa ontem. Durante a inauguração de uma unidade de pronto-atendimento, em Paulista (Região Metropolitana de Recife), ele reclamou de dor na garganta e brincou que não queria ser o primeiro paciente do local.


O presidente deixou o hospital às 6h58 com aparência abatida, vestido com um conjunto de moletom branco. Ele estava acompanhado pelos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), que passaram a noite toda com o presidente.


Ainda em Recife, o médico Cleber Ferreira disse que a pressão arterial de Lula chegou a 18 x 12. O petista passou por exame de eletrocardiograma, raio-x do tórax e exame de sangue.


Segundo o médico, a crise hipertensiva pode ter sido provocada por um quadro de estresse e cansaço. Esta é a primeira vez, durante o período que o médico atende ao presidente, que Lula tem uma alteração na pressão arterial.


"O presidente não é hipertenso, este é um quadro esporádico", disse Ferreira. A pressão arterial normal de Lula é de 11 x 8.


O cardiologista Roberto Kalil, médico particular de Lula, disse que o petista "vai fazer um check-up nem que seja amarrado pela orelha". Kalil recepcionou Lula na manhã desta quinta-feira no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.


Fonte: Folha







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados