Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 28/01/2010
Lula tem alta após ser internado com crise hipertensiva
Compartilhar Notícia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta, por volta das 7h desta quinta-feira, do Real Hospital Português, em Recife, Pernambuco. Lula foi internado às 23h30 (0h30, horário de Brasília) após apresentar uma crise hipertensiva.


 
O presidente segue, agora, para São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, onde passará o fim de semana. Segundo a assessoria de imprensa do presidente, não está previsto que Lula realize novos exames em São Paulo.

 

O presidente cancelou a viagem a Davos, na Suíca, onde participaria do Fórum Econômico Mundial e receberia o prêmio de Estadista Global. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, todos demais compromissos até domingo estão cancelados. Lula retornará a Brasília na segunda-feira.


Pressão 18 por 12


Lula passou mal após um jantar oferecido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas. Já no avião, prestes a embarcar para a Suíca, seu médico, Cléber Ferreira, examinou o presidente e recomendou a internação, pois a pressão de Lula chegou a 18 por 12.


Segundo Ferreira, o presidente foi submetido a uma série de exames e, após receber medicação, sua pressão voltou ao normal, por volta das 3h (hora local, 4h em Brasília).


Em entrevista, Ferreira afirmou que a crise hipertensiva de Lula foi um caso atípico, que não condiz com o padrão de saúde do presidente. "Foi um quadro esporádico. Ele não é hipertenso e a pressão dele é absolutamente normal, sempre foi. Para uma pessoa na idade dele, a pressão dele é invejável: 11 por 8", afirmou. Lula tem 64 anos.


AE


Lula vai descansar até domingo

O médico atribuiu a crise a um "conjunto de fatores", mais especificamente ao estresse, ao cansaço e a uma gripe. "Foi um pouquinho de cada coisa", disse. "Mas a pressão dele se normalizou rapidamente, quase sem nenhuma medicação", completou o médico.


"Cansado e indisposto"


De acordo com a assessoria de imprensa, o presidente já estava "cansado e indisposto" durante os compromissos de sua agenda em Recife. Em discurso, na inauguração de uma unidade de pronto-atendimento, Lula reclamou de dor de garganta. Estava muito calor na cidade.


O presidente foi acompanhado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os ministros Franklin Martins, Comunicação, e Alexandre Padilha, Relações Institucionais.


Davos


Em Davos, os organizadores do Fórum Econômico Mundial ainda estão decidindo como reagir à notícia da internação de Lula.


O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, informou que o presidente será representado em Davos pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.


O presidente passou mal quando na Suíça ainda eram cerca de 3h30 desta quinta-feira, por isso os seus anfitriões foram pegos de surpresa pela notícia da emergência.


Ele receberia, das mãos do ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o prêmio Estadista Global, que marca os 40 anos da instituição. O evento estava marcado para sexta-feira. Nesta quinta, Lula ficaria na capital suíça, Zurique.


A ida de Henrique Meirelles já estava prevista, já que ele participa de um evento para falar sobre o Brasil na sexta-feira.


Além desse compromisso, Lula só tinha previsto na agenda um encontro com o criador e presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, e com a presidente da Confederação Suíça, Doris Leuthard.


A única vez que Lula foi ao Fórum de Davos, nos Alpes suíços, foi em 2003. Recém-eleito e temido pela elite econômica, ele pediu na época que os países ricos "abrissem os olhos" para a ascensão dos emergentes no cenário mundial e promovessem o crescimento econômico com justiça social.


Ao outorgar o prêmio a Lula, Klaus Schwab disse que as iniciativas brasileiras de fomentar o crescimento e a equidade social são um "exemplo" para os formuladores de políticas públicas.


Fonte: IG







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados