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Postada por: Jr Lopes dia 01/06/2015
Prefeitura envia à Câmara projeto do Plano Municipal de Educação de Naviraí
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Prefeito recebe o plano de uma comissão representativa da Educação. (Foto: Assessoria)


Naviraí está entre as 2,6% cidades brasileiras que já concluíram o Plano Municipal de Educação (PME). O prefeito Léo Matos encaminhou nesta segunda-feira (01 de junho) à Câmara de Vereadores o projeto de lei que cria o primeiro PME a história do município. Ele deve ser analisado, votado e na sequencia sancionado até o dia 24 de junho pelo chefe do executivo. O documento – mantido na forma como foi aprovado nas inúmeras reuniões da comissão, estabelece diretrizes, as 20 metas e estratégias para a educação no município para próxima década, tanto na rede pública quanto na privada.


Para o prefeito, o PME de Naviraí só vem a contribuir para os avanços da educação municipal. Ele agradeceu a todos que contribuíram para criação do plano. Segundo ele, a educação naviraiense, hoje, tem sido referencia, mas a meta é deixar um legado para as gestões futuras. “Estamos cumprimento mais um compromisso que assumimos com a educação da cidade”, disse o prefeito.


O gerente de Educação e Cultura, Ciro José Toaldo, disse que o Plano Municipal de Educação de Naviraí contem 247 páginas sendo elaborado, tendo a participação de mais de 200 integrantes da sociedade, entre professores, diretores, acadêmicos, membros de universidades, pais e alunos.


METAS OUSADAS


Algumas metas são bastante ousadas, considerando o prazo de dez anos para a sua efetivação e a necessidade de aportes financeiros que dependem inclusive de regime de colaboração entre município, estado e união.


Dentre as metas – educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos; Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental; Implantar e implementar gradativamente educação em tempo integral em, no mínimo, 50% ; Elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 anos de estudo; Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio; Elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente.


Fonte: Assessoria







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