Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 01/05/2015
Dourados receberá equipe do Rally da Pecuária
Compartilhar Notícia
Edição de 2014 do Rally da Pecuária (Foto: Divulgação)


Na próxima quinta-feira (7), Dourados receberá uma equipe técnica do projeto “Rally da Pecuária”. Os convidados vão passar uma tarde na cidade para palestras e debates em torno do cenário agropecuário brasileiro.  O evento é aberto ao público e será realizado na Tetersal do parque de exposições João Humberto de Carvalho com início às 14h. A vinda da equipe a Dourados foi um pedido do presidente do Sindicato Rural da cidade, Lúcio Damália.


O diretor da SRB (Sociedade Rural Brasileira), Francisco Vila, diz que Dourados é uma cidade privilegiada, pois as equipes realizarão estas palestras em apenas cinco cidades brasileiras. Ele acrescenta que durante o percurso pelo Brasil serão realizadas visitas técnicas em propriedades rurais escolhidas de forma aleatória.
“Nós avaliamos estas propriedades e fazemos um cadastro do produtor para termos depois uma média da nossa avaliação. Com as visitas é possível saber o cenário e se o produtor visitado está acima ou abaixo da média do Estado onde reside e também da média nacional”, explica o diretor.


O Rally da Pecuária vai percorrer durante seis semanas, nove estados brasileiros e uma distância de 60 mil quilômetros, com a missão de visitar e avaliar propriedades rurais e o trabalho que nelas são realizados.
Ao todo são seis equipes que realizarão este trabalho. Eles iniciaram o percurso no Estado do Rio Grande do Sul na semana passada e vão terminar a expedição no Estado do Pará em meados de junho. Em Mato Grosso do Sul, o Rally da Pecuária passará em Campo Grande e em Dourados. Na capital será realizado apenas uma reunião com produtores rurais da cidade.


Essas equipes são compostas por cientistas, representantes de empresas e técnicos que fazem levantamento in loco das propriedades por onde passam. Eles avaliam o pasto, equipamentos, se tem confinamento ou não e também fazem uma avaliação geral de índices agrícolas e depois falam com os produtores sobre o negócio deles.
O importante não é apenas levantar informações técnicas e negócios, mas comparar com informações que foram levantadas no ano anterior. Dessa forma, os técnicos podem mostrar para os produtores, sindicatos e imprensa como foi a evolução na prática das visitas e orientações nas propriedades em que passaram.


O RALLY


O Rally da Pecuária é a maior expedição técnica privada do Brasil, com foco na avaliação das condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras. A expedição foi realizada pela primeira vez em 2004 com o objetivo de visitar as regiões pecuárias, os produtores e os projetos desenvolvidos em campo.
Desde 2011, o Rally da Pecuária avalia a pecuária brasileira em aspectos como qualidade de pastagens e das fazendas, evolução do rebanho, técnicas de manejo utilizadas e índices zootécnicos, calibrando os índices para melhorar a base estatística brasileira.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados