Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 23/04/2015
Ministério da Saúde envia técnico para controlar surto de raiva em Mato Grosso do Sul
Compartilhar Notícia
Paciente com raiva está internado no HU da Capital (Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado)


Um técnico do Ministério da Saúde virá a Mato Grosso do Sul acompanhar de perto a situação da proliferação do vírus da raia em cães. A vinda do técnico é resultado da preocupação das autoridades de saúde depois de o Estado registrar o primeiro caso de raiva humana após 21 anos.


De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o técnico ficará em Corumbá, cidade distante 444 quilômetros da Capital e que vive surto de raiva canina desde o mês passado.


As ações do técnico não foram detalhadas pela secretaria, mas o objetivo da vinda dele é para tomar as providências, em conjunto com as autoridades locais, para controlar o surto do vírus.


Outra saída encontrada pelo Estado para controlar a doença é utilizar a mão de obra de pelo menos 50 militares, que serão coordenados pela SES, nas ações de retirada de cães de rua, vacinação nos animais e vigilância em todos os acidentes que vierem a ocorrer, seja relacionado a mordida de cães ou morcegos.


VACINAÇÃO


Ontem a prefeitura de Campo Grande confirmou que irá antecipar o calendário de vacinação de cães e gatos diante do surto na Cidade Branca. O município aguarda a chegada das doses do Ministério da Saúde.


Até o momento, apenas animais que vivem na região central da cidade foram vacinados, porque é lá que foram encontrados cinco morcegos infectados. A vacinação a domicílio existe desde 2006.


A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) alerta para a confirmação de que o vírus da raiva está circulando entre morcegos em Campo Grande. Foram três casos registrados neste ano e outros dois no segundo semestre de 2014.
RAIVA HUMANA


O paciente de 38 anos infectado com o vírus da raiva está internado desde a semana passada no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e continua em estado grave.


O último boletim de atualização de estado de saúde, divulgado ontem pela direção do hospital, revela que o paciente permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) respirando por aparelhos e sendo medicado.


Fonte: Correio do Estado







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados