Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 22/04/2015
Mato Grosso do Sul faz parte de 2º maior corredor de tornados
Compartilhar Notícia
No interior de Santa Catarina, tornado destruiu cidade (Foto: Defesa Civil/Divulgação)


Mato Grosso do Sul está entre os Estados que formam o segundo maior “Corredor de Tornados” do mundo. O primeiro lugar do planeta mais propício para incidência dos fenômenos fica no meio-oeste dos Estados Unidos.


De acordo com o Portal Terra, o chamado "Corredor de Tornados" no Brasil compreende os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Triângulo Mineiro e Mato Grosso do Sul. Na realidade, ele extrapola as fronteiras nacionais e começa no centro e norte da Argentina, passando pelo sul da Bolívia, Paraguai e Uruguai.


Nessas regiões, acontece um choque térmico, com risco de destroçar o local onde o fenômeno ocorre. No caso dos tornados, eles se formam pelo encontro de massas de ar frio da Patagônia com ventos tropicais formados na Amazônia ou massas de ar quente oriundas do Oceano Atlântico.


Existe controvérsia sobre qual Estado brasileiro é o campeão em tornados. Um estudo publicado em 2012 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) diz que São Paulo é líder nesse ranking indesejável, seguido de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mais especificamente, a região de Campinas, ressalta o autor do trabalho, o geógrafo Daniel Henrique Candido, do Instituto de Geociências da Unicamp. Contribui o fato daquela região estar inserida em uma área de depressão periférica, mais plana e mais rebaixada, o que a deixa em um corredor, favorecendo o deslocamento de fluxo de ar.


Fonte: Correio do Estado







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados