Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 14/04/2015
Comunidades quilombolas e ribeirinhas são mapeadas
Compartilhar Notícia
Quilombola Picadinha é reconhecida pelo Incra; Governo do Estado quer regularizar outras (Foto: Álvaro Rezende/Correio do Estado)


O Governo do Estado está realizando levantamento das comunidades quilombolas, ciganas e ribeirinhas, para alinhar as ações de promoção da igualdade racial. Segundo o subsecretário de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Carlos Versoza, o monitoramento busca quantificar, levantar as demandas das comunidades e promover a inclusão da população em programas sociais e de incentivo às atividades econômicas. Preliminarmente, a Subsecretaria já identificou quatro etnias ciganas


De acordo com Carlos Versoza, o mapeamento inclui também o levantamento das religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé. Na semana passada


O subsecretário visitou o Assentamento Taquaral, em Corumbá, para levantar as demandas das comunidades, entre elas ações para geração de renda e combate às drogas.


Em todo Estado, há 22 comunidades quilombolas, mas poucas estão regularizadas, entre elas São Miguel, em Maracaju, Furnas Boa Sorte, em Corguinho, Furnas dos Dionizio, Jaraguari, e Chácara Buriti, em Campo Grande.


A Secretaria de Direitos Humanos, Inclusão e Assistência Socia e a Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania estão ncentivando a agricultura familiar e economia solidária para ampliar a geração de renda e as oportunidades.


Fonte: Correio do Estado







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados