Página Inicial | DOMINGO, 29 DE SETEMBRO DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 10/04/2015
Jovens têm até 30 de junho para se alistarem dentro do prazo
Compartilhar Notícia
Na manhã desta quinta-feira (09), aproximadamente 100 homens, realizaram o juramento e receberam o certificado-Foto: Joandra Alves


Os jovens que completam 18 anos em 2015, devem se alistar na Junta Militar de Dourados até 30 de junho. Dentro deste período eles participarão da seleção inicial que acontece de 24 de agosto a 25 de setembro, realizada pela “Comissão de Seleção” do Exército. Porém, os que se alistarem após a data, são considerados refratários e ficam em débito com o país.


Mesmo com o prazo 'esticado' não existe tanta procura por parte dos jovens. Aqueles que perdem a data para regularizar a situação precisa pagar multa de R$ 1,38 mais taxa de convênio de banco, e participarão da seleção apenas no próximo ano.


“Ainda é grande a quantidade de jovens que não se alistam dentro do prazo. Acredito que as razões são diversas, alguns por falta de informação ou interesse entre outros. Nestes casos eles procuram a Junta Militar quando serão contratados em alguma empresa, onde precisam apresentar o documento”, explica o secretário da Junta Militar de Dourados, Cláudio Caldeira Barbosa.


Por ano aproximadamente 2 mil homens se alistam em Dourados, mas os aptos a serviram contabiliza entre 300 a 400. Os aprovados são distribuídos em quatro quarteis, sendo eles o comando da Quarta Brigada de Cavalaria Mecanizada, 28º Batalhão Logística, 14º Companhia de Comunicação Mecanizada e 4º Pelotão de Polícia do Exército.


Outro fator que contribui para que sejam poucos os aptos a servirem, de acordo com o secretário é que muitos fazem apenas o alistamento e não completam a seleção.


“Tem muitos jovens que se alistam dentro do prazo, mas não comparecem na seleção inicial, ou se apresenta na primeira e falta nas seguintes”, diz.


Esses jovens também são considerados refratários e ficam em débito com o Exército. Para regularizar a situação é preciso procurar a junta, que orientará no que fazer no caso em questão.


Os jovens dispensados são encaminhados para a junta, onde realizam o juramento perante a bandeira do Brasil e recebem a CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação). Mas durante a seleção inicial muitos já realizam o mesmo processo e já retiram o documento.


Barbosa explica ainda que a idade limite para se alistar é até 27 anos, após este período ele é automaticamente dispensado, mas para receber o documento CDI deve se alistar na junta, pagar a multa e fazer o juramento à bandeira.


“Por mês atendemos aproximadamente 10 pessoas com mais de 27 anos, que não se alistaram dentro do prazo e idade permitida”, contou.


Juramento


Na manhã desta quinta-feira (09), aproximadamente 100 homens, realizaram o juramento e receberam o certificado. A solenidade aconteceu no pátio da Prefeitura de Dourados e contou com a presença de várias autoridades.


Muitos deles passaram nas primeiras seleções, mas se tornando inaptos em outras, por conta disto foram dispensados.


Fonte: Dourados News







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados