Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 08/04/2015
Com estoque perto do fim, postos racionam vacinas contra a tuberculose
Compartilhar Notícia
Prefeitura de Campo Grande aumentou controle de doses de vacina nos postos de saúde (Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado)


Se o Ministério da Saúde não encaminhar uma nova remessa de vacinas à Campo Grande, a Capital poderá ficar sem a vacina contra a tuberculose, conhecida como BCG a partir desse mês. Para que não falte, os postos estão racionando a dose, e o número de ampolas por dia no mês de abril será de 2, a metade do que era oferecido em março. 


Um vez por mês, o governo federal deve encaminhar a cada município um lote de 1,5 mil unidades contendo a vacina, mas no mês de março, apenas 10 ampolas chegaram à cidade, e cada uma permite a vacinação de até 10 bebês, ou seja, no mês passado cerca de 100 recém nascidos foram vacinados. 


Segundo a Secretaria de Saúde de Campo Grande (Sesau), para que a vacina não se esgote, foi criado um roteiro de aplicação da dose, e cada distrito da cidade (Norte, sul, leste e oeste) pode  disponibiliza duas ampolas da dose por dia. Para prevenir a doença, é necessário imunizar as crianças obrigatoriamente no primeiro ano de vida ou no máximo até quatro anos. Ainda de acordo com a Sesau, até o momento, o número reduzido não afetou a demanda, mas a falta da vacina irá sim prejudicar o atendimento. 


Fonte: Correio do Estado







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados