Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 02/04/2015
Vigilância apreende 810 kg de peixe em projeto do Ministério da Pesca
Compartilhar Notícia

Uma operação de fiscalização da Vigilância Sanitária apreendeu 810 kg de pescado irregular que estava sendo vendido durante uma feira de um projeto do Ministério da Agricultura e Pesca, nesta quarta-feira (1º), em Campo Grande. O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(UFMS) há 13 anos.


A operação foi feita em três locais e verificou os estoques de peixes que estavam em um depósito da Feira Central, em caminhão que vendia o produto, também na Feira Central, e num laboratório da UFMS. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária em Campo Grande, Orivaldo Moreira, estão faltando autorizações para a venda do produto.


Na UFMS, os peixes eram armazenados em temperaturas que não chegavam aos -18°C, temperatura correta para armazenamento, segundo o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O coordenador do projeto, o doutor em aquicultura Celso Benites, informou que houve um problema com o motor que faz a refrigeração do pescado.


No momento da operação, consumidores em fila aguardavam para ser atendidos na Feira do Peixe, que faz parte de um projeto da universidade e é realizada há 13 anos.


O pescado foi apreendido e será levado para análise. Não há informações sobre o destino dos peixes recolhidos.


Neste ano, diferente dos anos anteriores, os peixes estavam sendo vendidos em pedaços e não inteiros, como era feito. Outra mudança foi o local de venda. Antes era na própria UFMS e este ano foi na Feira Central. O coordenador do projeto diz que o trabalho tem orientação técnica de biólogos e que teria pedido as autorizações necessárias à prefeitura municipal, mas não recebeu resposta. O SIM informou que não recebeu os pedidos.


Sobre a documentação, o superintendente regional do Ministério da Pesca, Luiz Figueiró, informou que para essa venda de peixes foi firmada uma parceria com a prefeitura, a associação dos feirantes e a UFMS.


Ainda segundo ele, o ofício para o acompanhamento da Vigilância Sanitária foi enviado no dia 30 de março. Sobre o transporte dos peixes, toda a documentação está regular, com notas expedidas desde a produção do pescado.


Fonte: Do G1 MS com informações da TV Morena







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados