A Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), através do IPF (Instituto de Pesquisa Fecomércio-MS) divulgou uma pesquisa de opinião pública realizada entre os dias 09 e 19 de março, sobre a expectativa de consumo durante a Páscoa de 2015 no município de Naviraí.
De acordo com a pesquisa, o comércio naviraiense será beneficiado nesta semana da Páscoa com um total de aproximadamente R$ 1,3 milhão, a serem gastos nas compras de ovos e chocolates em comemoração à Páscoa. A pesquisa aponta também que 82% da população economicamente ativa do município irão às compras, sendo que comprarão ovos de Páscoa (47%), caixa de bombons (45%), barra de chocolate (4%) ou chocolates caseiros (1%) que movimentará pouco a economia informal. Os consumidores pretendem gastar em média R$ 72,00 em presentes relacionados ao chocolate.
Locais preferidos
A maioria das pessoas entrevistadas (69%) disseram que irão compras fazer suas compras em supermercados, em seguida aparecem as que dizem que comprarão em lojas do centro (28%) e a minoria (2%) afirmaram que farão as compras em lojas dos bairros.
O consumidor pesquisou os preços dos ovos e comparou com os do ano passado. É importante relatar que (55%) dos compradores indicam que os preços estão mais caros. No entanto, mais de (45%) dos consumidores não sabem comparar os preços, pois não se lembram quanto custavam, ou quanto pagaram nestes produtos no ano passado.
A escolha do presente de Páscoa será feita em função da marca do produto (27%), do desconto de preço oferecido pelo comércio (18%), promoção no preço (16%) e da propaganda (16%).
A forma de pagamento preferida será à vista, sendo que (43%) pagarão em dinheiro, (40%) com o cartão de crédito e (11%) com o cartão de débito. Pelo valor da compra de cada presente, presume-se que não haverá compra a prazo.
Pescado
A pesquisa aponta ainda que 47% dos consumidores irão consumir peixes na semana da Páscoa em Naviraí, escolhendo como os principais tipos a sardinha (18%), o pintado (15%), o bacalhau (10%), merluza (9%) e o pacu (4%). Outras espécies de peixes foram citadas por (37%) dos consumidores. Isto deverá ativar os supermercados e peixarias, movimentando o comércio antes da Páscoa, com um gasto médio de R$47,00 por comprador, estimando-se um montante de R$ 405 mil em pescados e derivados.
Fonte: FOLHA DE NAVIRAí/ JR LOPES