Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 03 DE MAIO DE 2024
Postada por: Thaís Mayara dia 17/01/2010
Enchente ameaça Eldorado e Mundo Novo
Compartilhar Notícia

Devido às fortes chuvas que vem ocorrendo em todo o Estado, principalmente nas regiões Central, Sul e Leste de Mato Grosso do Sul, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil faz um alerta à população sul-mato-grossense. O alerta é feito, principalmente, às famílias que residem em áreas de morros, como na região portuária de Corumbá (MS) e também à população da área rural, que vive próxima às cabeceiras de rios, como na região Leste do Estado.

 

O coronel Ociel Ortiz Elias, chefe da Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros no Estado, disse que o poder público precisa agir com rigor e tirar as pessoas das áreas com riscos de desmoronamentos. “A Defesa Civil precisa fazer um trabalho de levantamento, das áreas de riscos. E em relação às pessoas que construíram suas residências em locais que podem ocorrer desabamento, o Poder Público tem que ser rigoroso, devendo interditar e retirar as pessoas desses locais, para que elas não corram risco de vida”, informou coronel Ortiz.

 

Ele disse que a abertura das comportas nas usinas de Jupiá, localizada no município de Três Lagoas e no Porto Primavera, em Bataiporã, é uma das preocupações da Defesa Civil do Estado. “Estamos mantendo contato permanente com a Companhia Energética de São Paulo (Cesp). Por enquanto essas evasões estão sendo monitoradas, está sob controle. Porém, se continuar chovendo muito na cabeceira do Rio Paraná há riscos das águas atingirem alguns municípios da região”.

 

Segundo o coronel Ociel, os municípios da região da Costa Leste sul-mato-grossense já foram alertados pela Defesa Civil. São moradores dos seguintes municípios: Anaurilândia, Bataguassu, Batayporã e Santa Rita do Pardo. “A água do rio Paraná vem descendo e vai chegar até o município de Eldorado e Mundo Novo”, avisa o coronel, também lembrando que já existe um caso de alagamento numa área rural, de pastagem, em Bataiporã. Ele disse que, caso continue a evasão de água do Rio Paraná, haverá necessidade de retirar os animais para que os proprietários não sofram prejuízos.

 

A Defesa Civil também registrou um caso de evasão de água no município de Eldorado, no Porto Morumbi, onde residem cerca de 100 famílias. “Essas famílias também correm riscos, caso as águas do rio Paraná continue subindo. Também temos casos desse tipo, em algumas regiões ribeirinhas, no município de Mundo Novo. Estamos preocupados. Se for o caso iremos retirar as pessoas desses locais”, informou o coronel Ociel.

 

TEXTO - Tereza da Penha


Fonte: Sul News







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados