Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 01 DE MAIO DE 2024
Postada por: Thaís Mayara dia 16/01/2010
"Político está por trás de ocupação na Funai", denuncia Ong
Compartilhar Notícia

A Organização Não Governamental (Ong), Observatório Nacional dos Direitos Indígenas, está reunindo provas contra um político de Dourados, que estaria por trás da ocupação na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) no último 17. Na ocasião os indígenas pediam a saída da então administradora Margarida Nicoletti. Alguns iam mais longe e já palpitavam outro nome para assumir o cargo de chefia.


 Segundo o coordenador da Ong, Wilson de Mattos, a entidade já tem indícios que os indígenas tenham e estejam sendo manipulados por um político, que teria interesse no cargo para uma parente. "Ele está tentando usar o grupo para se eleger nas próximas eleições no cargo de deputado", contou sem dizer o nome do parlamentar.


Ele ressalta a manipulação que vem acontecendo nas aldeias. "Os indígenas teriam ajudado o parlamentar durante os protestos, que o favoreciam, e agora estão lá, abandonados na prisão. Foram usados, persuadidos e insuflados a cometer as ações", conta, observando em nenhum momento houve sequestro ou invasão, o que foi confirmado inclusive por um delegado da Polícia Federal à imprensa na época. "A Funai é a casa do Índio", destacou Wilson.


Segundo ele, o caso será denunciado às autoridades competentes. Na próxima segunda-feira ele pede relaxamento de prisão dos acusados, com base nas provas.

São eles: Araldo Verón, Sílvio Iturve, Isael Reginaldo Alves, Chatalin Graito Benitez e Dirce Verón.


O grupo é acusado de formação de quadrilha, sequestro e cárcere privado. A prisão temporária foi expedida pelo juiz federal Moisés Anderson da Silva. Os homens foram levados para a Penitenciária Harry Amorin Costa, enquanto Dirce, foi para o presídio feminino de Rio Brilhante.


Fonte: Dourados Agora







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados