Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Thaís Mayara dia 12/01/2010
Navirai mantém média de 70% no recebimento do IPTU
Compartilhar Notícia
Perímetro urbano de Naviraí, crescendo a cada dia


O município de Naviraí manteve em 2009 a média no recebimento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) assim como demais tributos como o ISS, Taxa de contribuição de melhorias e os alvarás. Levantamentos da Gerência de Receita revelam que o índice de inadimplência vem diminuindo, graças à política tributária adotada pela prefeitura e o grau de confiabilidade do contribuinte.


Do total de IPTU lançado no ano passado, 3,7 milhões de reais em torno de 2, 5 milhões foram recebidos. O volume a ser inscrito na divida ativa de pouco mais de 1 milhão, é menor que anos anteriores, mas  mesmo assim provoca um desfalque no caixa. O valor seria suficiente para a construção de duas escolas de porte médio para grande, ou pavimentação de 25 mil m2 de asfalto, algo em torno de 3 km de ruas medidas em linha reta.


O volume inscrito em divida ativa atualmente é de 6 milhões e 700 mil, saldo de dividas de todos os impostos municipais. Para 2010 o valor lançado de IPTU é de 4 milhões 268 mil. A primeira parcela, ou pagamento em cota única com desconto de 15% vencerá no dia 10 de março, informa o gerente de receita Moisés Bento da Silva Júnior. Ele reafirma que o IPTU de Naviraí não sofreu qualquer reajuste ou correção do ano passado para 2010. “As alterações que ocorrerem serão apenas para novas construções ou imóveis ampliados” diz, ao reforçar que a determinação do Prefeito Zelmo de Brida (PMDB) é de manutenção de uma política de austeridade, sem no entanto sacrificar o contribuinte.


ALVARÁS


O desenvolvimento do município de Naviraí se comprova pelo número de alvarás fornecidos pela Gerência de Obras. De acordo com José Rigonato, do Núcleo de Obras e Fiscalização Tributária foram 550 alvarás de construção expedidos no ano de 2009. Já em relação ao habite-se, documento que atesta que o imóvel foi construído seguindo-se as exigências (legislação local) estabelecidas pela prefeitura para a aprovação de projetos, foram 287 liberações. Nos últimos anos Naviraí foi um dos municípios que mais teve financiamentos habitacionais conforme informações da Caixa Econômica Federal. O surgimento de loteamentos e bairros residenciais tem mudado substancialmente a panorâmica da cidade.

 


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados