Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 07 DE MAIO DE 2024
Postada por: Thaís Mayara dia 12/01/2010
Naviraí alerta população contra dengue
Compartilhar Notícia
Gerente de Saúde Sônia Kamitani, fala sobre os devidos cuidados contra a dengue


Os casos de dengue registrados em cidades de Mato Grosso do Sul e Estados vizinhos como, Paraná, São Paulo e Mato Grosso, deixam em alerta a Gerência de Saúde da prefeitura de Naviraí. Com o período de chuvas a cidade registra um índice alto do mosquito transmissor aedes aegypti. Segundo a gerente de Saúde de Naviraí Sônia Kamitani, um levantamento feito, apontou que 3% foram detectados na região central da cidade. “É muito perigoso neste período por conta dos estados visinhos estarem com dengue. Aqui no estado, várias cidades registraram epidemia da doença sendo confirmados até 10 casos positivos por semana”, diz Sônia.

Ela ressalta que o município não vive uma epidemia da doença como algumas cidades, mas alerta para a necessidade da união entre o poder público e a sociedade para enfrentamento do problema. “Só assim evitaremos uma nova epidemia em Naviraí” destaca, ressaltando que todos os cuidados devem ser tomados, porque a situação está critica nos arredores.


De acordo com Sônia Kamitani, o trânsito de pessoas neste período de férias é muito grande, onde familiares de outros estados visitaram e visitam a cidade no período febril da doença. Segundo ela, uma pessoa que veio de outro estado ou cidade vizinha e estava contaminado sendo picado pelo mosquito este se transforma num transmissor da dengue, ou seja, ele infectará outras pessoas. Outro alerta feito pela gerente é para os proprietários de terrenos baldios. Com as chuvas intensas o mato fica alto e as pessoas começam a jogar lixo no local. Para ela, a população tem que se unir e cada um cuidar de sua casa, observando no quintal se não há nenhum foco com possível criadouro do mosquito. “Se o terreno estiver limpo, este risco não irá ocorrer, sendo que o lixo jogado ali ele acumula água. Uma pequena porção de água é a quantidade necessária para a criação do mosquito da dengue. É importante os moradores olharem as calhas, vasos florais, qualquer utensílio de plástico e até mesmo recipiente para água de animal de estimação que às vezes não é lavado vindo a se transformar num criadouro”, lembra.


Sônia lembra as pessoas que sentirem sintomas da dengue, dor de cabeça, dor nos olhos, no corpo e febre que procurem uma unidade de saúde. “É importante nós conhecermos quem está com a dengue, pois tomaremos as medidas de controle”, finaliza.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados