Frutas cristalizadas apresentam variação maior nos produtos apresentados - Foto: Rodrigo Bossolani
O Procon de Dourados realizou a terceira pesquisa de produtos que compõem a ceia de Natal. Foram analisados 10 estabelecimentos comerciais do município nesta quinta-feira (11) e a variação chegou a superar 600%.
O caso citado é das frutas cristalizadas onde 100 gramas podem ser encontradas entre R$ 0,69 e R$ 5,49.
Fazem parte da pesquisa panetones de vários sabores, carnes de aves, suína, bovina e peixe, além de frutas, enlatados e bebidas, totalizando 44 itens.
Em relação a pesquisa passada, 14 produtos apresentaram queda no preço médio entre 2% e 22% e a margem de aumento em outras mercadorias foi menor que 2%, confira aqui.
Foram encontrados 15 produtos com diferença superior a 100% do estabelecimento com menor para o de maior preço, Desses, seis itens apresentaram diferença superior a 300%.
A dica do Procon é para que o consumidor fique atento à pesquisa de preço e avalie sempre a relação preço e qualidade, além de observar informações contidas nos rótulos, como peso, data de fabricação, prazo de validade e condições de conservação.
O custo beneficio do deslocamento no caso de estabelecimentos que estão apresentando produtos mais baratos que o da sua região deve ser levado em conta e por fim, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal no ato da compra.
Fonte: Dourados News