A Folha de Naviraí conversou com a cirurgiã dentista, Dra. Gisele Bueno Cavalheiro, que falou sobre a utilização da toxina botulínica na odontologia.
De acordo com a especialista, a toxina botulínica é conhecida por sua utilização cosmética em injeções intramusculares para minimizar marcas de expressões e rugas. Na odontologia, a toxina botulínica mais utilizada é a tipo A (BTXA) e tem seu uso na correção estética, em casos de sorriso gengival, de bruxismo, disfunções e dores na articulação temporomandibular e também para combater dores de cabeça de origem dentários, explica a cirurgiã dentista Dra. Gisele Bueno Cavalheiro, que é habilitada para realização desse procedimento.
A toxina botulínica apresenta resultados superiores aos medicamentos anti inflamatórios e relaxantes musculares que são usados para eliminar dores de DTM, já que os medicamentos não apresentam uma ação específica nos músculos mastigatórios como a toxina.
- A aplicação com a toxina facilita o tratamento odontológico e raramente apresenta efeitos colaterais, ela começa fazer o efeito uma semana após a aplicação e dura cerca de seis a oito meses – esclarece a especialista.
Segundo a Dra.Gisele, a aplicação da toxina é contra indicada para pacientes intolerantes a lactose, para mulheres grávidas e em fase de amamentação. Para obter maiores informações agende uma consulta com a Dra.Gisele Bueno Cavalheiro em seu consultório, localizado na Avenida Weimar G. Torres, 162 – sala 07, no centro de Naviraí, ou ligue nos telefones (67) 3461-3243 e 9836-3801.
Fonte: Folha de Naviraí/Jr Lopes