Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Thaís Mayara dia 08/01/2010
Nota Fiscal digital já é realidade em Naviraí
Compartilhar Notícia
Fiscal Digital já pode ser emitida pelos prestadores de serviços (Foto – Orisvaldo Sales)



O Município de Naviraí já conta com os serviços de Nota Fiscal Digital de serviço eletrônico (NFS-e). O novo modelo de serviço foi implantado pela Prefeitura da cidade, sendo uma das pioneiras em Mato Grosso do Sul. O novo sistema dispensa a impressão de notas pela prefeitura, vindo gerar uma nova fonte de economia aos cofres públicos da cidade. Além disso, o novo conceito dispensa devolução e a declaração mensal. Os serviços tiveram início no ano passado, tendo sequencia em 2010.

 


De acordo com o gerente de Receitas Moises Bento da Silva Junior, podem utilizar a nota fiscal digital, todos os prestadores de serviço, pessoa jurídica e empresas que prestam qualquer outro serviço ao município. “Pelo novo sistema, são geradas e armazenadas eletronicamente as notas fiscais relativas às transações comerciais pelas empresas da cidade”, explica Moises Bento.

 


Para ele, o cadastramento é simples e o contribuinte não precisa fazer uma nova certificação na receita. “Com a utilização da mesma senha já cadastrada no sistema do ISS da Prefeitura é possível validar a nota”, afirma. Segundo ele, o sistema significa a economia de tempo por parte do contribuinte, que ao preencher a nota já estará automaticamente fazendo a declaração ao município.

 

Ele lembra que o município ainda não possui um terminal de auto-atendimento, e os contribuintes que não possuem acesso a internet poderão continuar usando a nota fiscal de papel. “Em termos de benefícios para a sociedade o modelo objetiva reduzir o consumo de papel, com impacto positivo no meio ambiente. Além disso, incentiva o comércio eletrônico e o uso de novas tecnologias e por fim, uma padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas.”, observa o gerente.

 


Para o prefeito Zelmo de Brida, o novo sistema aumenta a confiabilidade da nota fiscal e o controle do processo, possibilitando um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações. “Isso também irá diminuir a sonegação e aumentando a arrecadação do município”, diz o prefeito.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados