Página Inicial | DOMINGO, 29 DE SETEMBRO DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 12/11/2014
Etapa final do Circuito Aprosoja é realizada em Naviraí
Compartilhar Notícia
Fernando Muraro ministrou palestra para agrônomos e agricultores em Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)


Terminou na noite desta segunda-feira, 10 de novembro, a etapa que marcou o encerramento do Circuito Aprosoja 2014. O evento, organizado pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja) aconteceu no auditório da Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-matogrossense) contando com a presença do presidente da Aprosoja, Maurício Koji Saito, do presidente do Sindicato Rural de Naviraí, Yoshihiro Hakamada, além de representantes da direção da Copasul e dezenas produtores rurais.


Para marcar a última etapa do Circuito Aprosoja 2014, o analista de mercado Fernando Muraro, ministrou uma concorrida palestra cujo tema escolhido foi “Mercados de Soja e Milho Safra 2014/2015”, em que fez uma análise sobre comercialização da soja e do milho, dando ênfase para produtividade, oferta e demanda da produção de grãos.


Para a Folha de Naviraí Muraro explicou que para que o produtor rural alcance o valor desejado no momento da comercialização é preciso que esteja sempre atento às tendências de mercado tanto dentro do Brasil quanto no exterior.


- Se quer ter lucratividade no momento da comercialização, especialmente soja e milho, é necessário que o produtor esteja atualizado sobre o que a China e os Estados Unidos produziram, qual foi a produção destas duas potências mundiais.


O presidente da Aprosoja MS, Maurício Saito, explicou que o evento atendeu aos pedidos do presidente do Sindicato Rural de Naviraí, Hakamada, e do superintendente da Copasul, Gervásio Kamitani.


– O circuito nada mais é do que uma ferramenta para que o produtor rural possa ter poder de decisão na sua comercialização. A palestra com o Fernando Muraro certamente irá auxiliar o produtor rural de Naviraí para iniciar ou finalizar suas comercializações da safra atual – disse Mauricio Saito.


Gervásio Kamitani falou da importância da realização desta etapa do Circuito Aprosoja em Naviraí para os produtores rurais e para a Copasul hoje responde por 8% da soja que é produzida no MS e 6% do milho. A Copasul atua em Naviraí, Itaquirai, Novo Horizonte do Sul, Deodápolis, Dourados e Maracaju.


Fonte: Folha de Naviraí/Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados