Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 07/11/2014
Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo começa neste sábado
Compartilhar Notícia


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo começa neste sábado, dia 08 de novembro, com dia “D” de vacinação em Dourados. Pelo menos 15 mil crianças devem tomar as doses no município que está com programação especial para o período, já que a meta é vacinar pelo menos 95% deste público alvo.


Neste primeiro dia “D”, todas as unidades básicas de saúde, incluindo as instaladas na Reserva Indígena de Dourados, estarão abertas das 8 às 17 horas. Haverá ainda posto volante instalado no Shopping Avenida Center. A mesma programação será adotada num segundo dia “D” que será realizada no dia 22. A campanha termina somente no dia 28 de novembro.


Além dos dias em que os trabalhos serão reforçados, durante este mês de novembro as doses ainda ficarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde em horário habitual de funcionamento, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas.


A faixa etária em que devem ser aplicadas as doses das duas vacinas é parecida, por isso a campanha acontece simultaneamente. A vacina contra a paralisia é aplicada em todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e a vacina tríplice viral nas crianças de 1 ano a menores de 5 anos.


O Brasil está livre do polivírus desde 1990, mas as ações devem ser mantidas até que aconteça a certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. Este ano é o 35º de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 25º sem a doença no Brasil.


As ações em campanha têm como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país. Para isso, a população alvo deve ser vacinada indiscriminadamente.


Já com relação ao seguimento da campanha contra o Sarampo, o objetivo é resgatar os menores de cinco anos que ainda não foram vacinados contra a doença. A intenção é garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país.


Fonte: Dourados News







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados