Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 01 DE MAIO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 28/12/2009
Chuva não dá trégua, e se aproxima de recorde
Compartilhar Notícia
Nova frente fria se aproxima pelo Sul do Estado e pode mudar as condições na próximas horas (Foto: Arquivo)


Desde o dia 1º de dezembro até hoje, choveu 328,4 milímetros em Campo Grande, quantidade muito próxima do recorde histórico para o mês, registrado em 1981 que somou 400,3 milímetros. E o tempo continua fechado, com pancadas diárias de chuvas até o dia 31 de dezembro, conforme boletim do Núcleo de Meteorologia da Uniderp/Anhanguera.


Desde o começo do ano já choveu 1967,3 milímetros. A média histórica é de 1533,2 milímetros, portanto o índice está 28,3% acima do normal.


Entre ontem e hoje choveu 57 milímetros em Campo Grande. Com o solo encharcado pelas precipitações freqüentes, a água não tem para onde infiltrar. Ocorrem, então, desmoronamentos, alagamentos e erosões, como a que engoliu uma pista inteira da avenida Ceará, no trecho sobre o córrego Prosa, obrigando a interdição de duas artérias importantes da cidade: a Ceará e a Ricardo Brandão.


A quantidade de chuva é muito elevada para um curto período. Para se ter uma idéia, é como se uma lâmina de água de 32 centímetros cobrisse toda a superfície da cidade. Considerando que todo o espaço ocupado pelas ruas asfaltadas, as calçadas, os prédios, tudo é impermeável, e as partes altas não seguram água, a chuva que cai em forma de enxurrada escorre para as partes baixas, causando alagamentos.


No caminho da enxurrada são abertas as erosões, ocorrem deslizamentos e desmoronamentos. A água invade casas levando lodo e doenças, desalojando famílias, como as do Portal Caiobá, do Taquaral Bosque, e nas encostas dos córregos.


O meteorologista Natálio Abrão prevê que podem ocorrer mais alagamentos nos próximos dias, devido a baixa permeabilidade do solo. Veja abaixo a previsão dia a dia, até o fim do ano, para todo o Estado:


28 de dezembro:

Tarde parcialmente nublada a nublada com pancadas de chuva, trovoadas e ventos moderados em Campo Grande, Terenos, Bandeirantes, Sidrolandia, Jardim, Aquidauana e Maracaju, além de Amambai e Navirai até o começo da noite. A temperatura máxima será de 33 graus centígrados no Pantanal e a mínima de 18°C no Sul.


29 de dezembro:

Manhã parcialmente nublada no Estado, sol, temperaturas em elevação. Chove fraco no Norte e Nordeste. Tarde com céu parcialmente nublado a nublado no Estado . Pancadas de chuva, trovoadas isoladas com algumas aberturas de sol. Chove forte em Campo Grande, Terenos, Bandeirantes, Sidrolândia, Maracaju, Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Miranda, Aquidauana e Três Lagoas. Demais regiões, tempo bom com momentos de chuvas fracas e esparsas. À noite as condições melhoram, céu parcialmente aberto. Máxima de 33°C no Pantanal e mínima de 18°C no Sul.


30 de dezembro:

Manhã de tempo bom, sol, temperaturas estáveis com nebulosidade variável em todo Estado. Não chove até o fim da manhã. Tarde parcialmente nublada, chove em Coxim, Pedro Gomes, Costa Rica, Rio Verde, Sonora, São Gabriel e Campo Grande. Nas demais regiões o céu ficará nublado. À noite pode chover leve em Campo Grande e Ponta Porã. Máxima de 34°C no Norte e mínima de 19°C no Leste.


31 de dezembro:

Nova frente fria se aproxima pelo Sul do Estado e pode mudar as condições na próximas horas com tendência de se desviar para o Sudeste do país. Tempo ficará nublado pela manhã, mas o sol predomina. À tarde chove em Coxim, Sonora, Campo Grande, Terenos, Miranda, Bonito, Jardim, Nioaque, Mundo Novo e Sete Quedas.


Fonte: MidiamaxNews







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados