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Postada por: Jr Lopes dia 26/12/2009
Assembleia do PR decidirá se aceita MS como sócio em ferrovia
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No primeiro semestre de 2010 a Assembleia Legislativa do Paraná deve votar projeto do governo paranaense baseado em proposta do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) para constituição de uma empresa estatal com a participação dos quatro estados que integram o bloco - Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, diz que a Ferrosul um projeto de integração e desenvolvimento nacional e sul-americano, por isso o governo do Paraná encaminhou á Assembleia legislativa propondo a incorporação da empresa à Ferrovias do Sul, empresa multiestatal a ser constituída pelos quatro estados que integram o Codesul.


Segundo Gomes, “a grande novidade da Ferrosul não é apenas colocar o Sul do Brasil no sistema brasileiro de bitola larga, o que inclui a ligação de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul com a ferrovia Norte-Sul, passando por Maracaju, mas é criar uma ferrovia pública, moderna, uma empresa pública do século 21, altamente lucrativa”, cujos lucros serão aplicados para reduzir os custos do transporte. Pelo projeto, a empresa passará a se chamar Ferrovia Pública da Integração do Sul do Brasil S.A – Ferrosul.


O governo federal deve liberar em 2010 verba de R$ 30 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para estudos de engenharia da Ferrosul, ramal ferroviário entre Maracaju, Dourados e Mundo Novo que será interligado à Ferroeste. A liberação do dinheiro do PAC para a Ferrosul, que está orçada em R$ 2,3 bilhões, foi anunciada em novembro e confirmada na semana passada ao governo do Paraná. O governo de Mato Grosso do Sul também foi informado do cronograma da obra.


Os R$ 30 milhões ser3ão aplicados na atualização dos projetos de engenharia do ramal que ligará o Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá e também estudos de impacto ambiental.


A Ferrosul foi anunciada em maio deste ano pelo presidente Lula, que autorizou à época aporte de R$ 3 bilhões para a nova ferrovia Maracaju-Cascavel, sendo para a implantação do ramal até o Porto de Paranaguá.


O projeto da Ferrosul prevê a construção de ramais entre Cascavel e Guaíra, no Paraná, e daí, a Mundo Novo, Dourados e Maracaju. Outro ramal, a Leste, ligará Guarapuava ao Porto de Paranaguá. Também está contemplada a conexão entre Cascavel e Foz do Iguaçu, trecho brasileiro do “corredor bioceânico” unindo os portos do Pacífico e do Atlântico Sul. Partindo do Centro Expandido, região do Cantuquiriguaçu, a Ferroeste projeta outro ramal, pelo Sudoeste do Estado, até Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. (Com informações do governo do PR)


Fonte: TV Morena







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