Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 13/08/2014
O que é Cirurgia Ortognática e quando ela é indicada?
Compartilhar Notícia
Dr. Urian Malezam Turatti (Folha de Naviraí/João Guizolfi Prado)


A Folha de Naviraí ouviu na semana passada o cirurgião dentista Dr. Urian Malezam Turatti, que integra o quadro de especialistas, mestres e doutores da Clínica Odontologia para falar sobre a cirurgia ortognástica, esclarecendo quando e para que tipo de paciente ela é indicada.


Dr. Urian explicou que a cirurgia ortognática é o tratamento indicado para pacientes com desarmonias no esqueleto facial e nos dentes, apresentando alteração de crescimento entre os maxilares. Quando além de alterações na posição dos dentes, possui também excesso ou falta de crescimento da maxila e/ou mandíbula, faz–se necessária, então, a cirurgia ortognática.


Trata-se de um procedimento que pode ser realizado na maxila, mandíbula e mento isoladamente; ou ainda combinados. O planejamento para cada caso deve ser realizado entre o ortodontista e o cirurgião, no início do tratamento, sendo necessária uma documentação ortodôntica e uma avaliação clínica, onde se planeja o tratamento ortodôntico e cirúrgico. Nesse momento, é explicado ao paciente todos os passos do seu tratamento, como tempo de duração, aparelho ortodôntico a ser utilizado, tipo de cirurgia, custos do tratamento, entre outras dúvidas. É necessária uma preparação ortodôntica pré-cirúrgica de um a dois anos, até que se obtenham as condições para se realizar o procedimento cirúrgico. A cirurgia é realizada por dentro da boca, em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, com duração média de 2 a 3 horas, e com um a dois dias de internamento; a estrutura óssea é fixada com a utilização de miniplacas e parafusos de titânio, que freqüentemente não necessitam de remoção posterior.


Devido à utilização destes materiais o paciente não fica com os dentes “amarrados” no pós-operatório, possibilitando uma dieta pastosa neste período, e o retorno mais rápido as suas atividades. O tratamento é coberto, atualmente, por alguns planos de saúde. 

Durante todo o tratamento pré e pós-cirúrgico, nossa equipe estará em contato com o ortodontista, colaborando para o bom andamento do caso. Após a cirurgia, o paciente ficará sob os nossos cuidados, por um período de 60 dias, tempo esse necessário para a calcificação óssea; é, então, reencaminhado ao seu ortodontista para a fase de finalização do seu tratamento ortodôntico, com duração de aproximadamente 4 a 8 meses. Após a finalização de seu tratamento, o paciente é acompanhado por algum tempo pela equipe que realizou o seu tratamento.


Dentre os benefícios do tratamento ortodôntico cirúrgico, tem-se: melhora na relação entre os dentes, músculos e esqueleto; melhora na estética facial; melhora na respiração; melhora no posicionamento da musculatura do pescoço; melhora no posicionamento da língua, melhora na fonação e na articulação das palavras; melhora na oclusão e na articulação temporo-mandibular; melhora na mastigação e na digestão; melhora no relacionamento social e tratamento de apneia do sono.


- Estas cirurgias são realizadas, em caráter particular, ou com participação dos planos de saúde, credenciados pela nossa clínica 

– explica Dr. Urian Malezam Turatti.


Em Naviraí a Clínica Odontologia está instalada na Rua Panamá, 195, próximo a Escola Presidente Médici. Fone: (67) 3461-4447.


Fonte: Folha de Naviraí/Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados