Página Inicial | DOMINGO, 09 DE AGOSTO DE 2020
Postada por: Andrey Vieira dia 23/12/2009
Luzes de Natal podem afetar sinal da internet sem fio
Compartilhar Notícia

Durante o período das festas, o provedor de internet britânico Talk Talk recebe dezenas de ligações de seus clientes, que reclamam de uma lentidão acima do normal em suas conexões. Analisando os casos, a empresa percebeu que uma porcentagem significativa é devida à interferência das luzes de Natal, diz Sylvain Thevenot, gerente sênior em Londres, no blog da empresa.


Enquanto vários usuários de internet banda larga se preocupam com a lentidão provocada pelo congestionamento do tráfego e distância da linha telefônica, muitos não percebem que outros fatores também interferem no desempenho da rede, explica Thevenot.


A experiência mostrou que as instalações elétricas caseiras, incluindo as natalinas, interferem nos sinais wireless e reduzem a velocidade das conexões banda larga em até 25%, podendo afetar milhares de consumidores neste Natal. De fato, a instalação elétrica em uma residência é muito mais simples do que, por exemplo, em uma loja ou fábrica. Por conta disso, é mais provável que um equipamento vá interferir no outro. Um exemplo clássico é o do liquidificador que, quando ligado, produz chuviscos na imagem da TV.


O gerente ainda acrescenta que, embora pareça estúpido, a interferência proveniente das luzes e do cabeamento doméstico é um dos principais problemas da tecnologia Wi-Fi, que acaba agravado na época do Natal. Thevenot orienta os usuários que as luzes devem ser mantidas afastadas o máximo possível dos computadores e roteadores, para preservar as conexões wireless.


O crescente número de gadgets hi-tech nas casas faz com que a interferência elétrica também aumente. Roteadores, televisores e outros aparelhos funcionam em frequências e escalas similares, podendo gerar ruídos que interrompem o sinal de outros dispositivos.


O site do jornal britânico The Telegraph sugere, para minimizar o problema, que os usuários de banda larga instalem filtros baratos na linha de telefone para tentar bloquear as interferências.


Fonte: Geek







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados