A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul(AEM-MS) fiscalizou ovos de chocolate em vários comércios da capital sul-mato-grossense e do interior do estado. Conforme divulgado nesta quarta-feira (16), das 11 marcas verificadas, duas foram reprovadas.
A ação faz parte da Operação Páscoa, que tem por objetivo fiscalizar os produtos mais consumidos durante a Semana Santa. Foram coletados 60 tipos de ovos de chocolate, em um total de 685 unidades em 27 estabelecimentos de Campo Grande. É verificado se o produto contém a quantidade informada pelos fabricantes.
As marcas que tiveram aprovação total em um ou mais de um tipo de produto fiscalizado foram: Nestlé, Garoto, Lacta, The Flinststones, Great Value, Sonho de Valsa, Top cau, Ferrero Rocher e Alpino. As marcas que reprovaram nos testes foram Classy e Contento.
A Pietrobon, empresa que fabrica as duas marcas reprovadas pelo Inmetro, informou que só teve conhecimento da reprovação de duas unidades da marca Classy e que está verificando o que houve com os produtos.
O Inmetro fiscalizou também os ovos de chocolate com brinquedos. Foram 27 estabelecimentos visitados e 4.305 fiscalizações de brinquedos de produtos de Páscoa. Desse número, 3.273 estavam irregulares.
Conforme o órgão, é obrigatório que para brinquedos nacionais e importados o selo de identificação de conformidade, que indica que o produto é certificado e atende os requisitos mínimos de segurança. Ainda segundo o órgão, o selo do Inmetro não deve ser apresentado na embalagem do ovo, e sim no brinquedo ou embalagem do brinquedo. O brinde também não pode fazer parte do peso indicado na embalagem do chocolate.
Consumidores que constatarem irregularidades podem denunciar à Agência de Metrologia, pelo número 0800 67 5220 ou pelo e-mail: ouvidoria@inmetro.gov.br
Fonte: TV Morena