Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 16/12/2009
Chuva intensa antecipa cheia no Pantanal
Compartilhar Notícia
Na cheia a vegetação rasteira fica submersa e serve de alimento para os peixes


Época de cheia no Pantanal!As chuvas dos últimos dias têm colaborado. O cenário começa a mudar. Transformação que garante a preservação da cadeia alimentar de um dos maiores biomas do mundo. De acordo com os pesquisadores, o equilíbrio do Pantanal vem do sobe e desce das águas. Na cheia a vegetação rasteira fica submersa e serve de alimento para os peixes.


Em 11 dias o rio Paraguai encheu 20 centímetros. A chuva que que cai no alto Pantanal e que alagou a cidade de Coxim, está descendo para a planície pantaneira. Deve chegar em 15 dias e vai ajudar a fazer o rio Paraguai transbordar.


De acordo com os especialistas a cheia deve chegar mais cedo na bacia do rio Paraguai. Entre os meses de fevereiro e março. O motivo está no grande volume de chuvas que caiu na região nos últimos dias.


Desde 1998 o Pantanal está vivendo um ciclo de cheias de boas proporções, que é quando o nível do rio Paraguai na régua da Marinha em Ladário, ultrapassa os 5 metros. Mas por outro lado, na vazante, os índices têm sido abaixo da média. Este ano, ficou em 1,15 centímetros registrados no dia 03 de dezembro. Mas agora com o rio voltando a encher e de forma rápida, a preocupação é com a decoada, que se for muito forte pode matar grandes quantidades de peixes..


“As águas da chuva e do rio caem muito cedo, alaga toda essa área que estava seca anteriormente, morre muita vegetação terrestre e aquática. Isso consome muito oxigênio e causa o que a gente chama de decoada que é mortandade de muitas espécies de peixes”, Emiko Rezende, pesquisadora.


Mesmo assim as expectativas são das melhores. Apesar da decoada, cheia no Pantanal significa renovação da vida. Com muita água os peixes se reproduzem melhor e os alevinos sobrevivem em maiores quantidades. Além disso ela necessária para garantir a cadeia alimentar de um dos maiores biomas do mundo.


Fonte: TV Morena







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados