Página Inicial | SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 14/12/2009
Berlusconi segue no hospital após quebrar nariz e dentes
Compartilhar Notícia


O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, que foi vítima de uma agressão domingo em Milão, despertou nesta segunda-feira (14) pedindo para "ler os jornais". Ele passou uma noite tranquila, segundo seus assessores.

 

"O chefe de Governo teve uma noite de tranquila e pediu para ler os jornais", afirmou o médico particular de Berlusconi, Alberto Zangrillo, antes de acrescentar que o político permanecerá mais um ou dois dias em observação.

 

O polêmico Berlusconi foi internado à noite no hospital San Raffaele, depois de ter sido golpeado no rosto por um homem de 42 anos, Massimo Tartaglia, que teria problemas de desequilíbrio mental.

 

Um comunicado sobre sua saúde deve ser divulgado ainda pela manhã.

 

Comunicado divulgado no sábado dizia que o premiê estáva "abalado", mas reagiu com seu temperamento habitual. Ele teve fortes contusões no rosto, com ferimentos interno e externo nolábio superior e dois dentes fraturados. Uma radiografia também revelou uma pequena fratura no nariz.

 

A agressão ocorreu ao final de um comício de seu partido, Povo da Liberdade (PDL), na praça do Duomo, no centro de Milão, e teve que ser hospitalizado.

Com a boca ensanguentada, Berlusconi foi retirado imediatamente em um carro oficial do local do comício e foi levado para o hospital San Raffaele.


O incidente ocorreu depois que o primeiro-ministro desceu do palanque no qual tinha discursado e saudou os presentes ao ato antes de entrar no carro oficial, momento no qual Tartaglia aproveitou para agredi-lo.

 

'Palhaço'

Tudo isso aconteceu depois de o primeiro-ministro ter sido interrompido durante seu discurso, transmitido ao vivo pela televisão, pelos protestos de opositores que pediam sua renúncia e o chamavam de "palhaço".

 

Berlusconi se irritou e gritou de volta "vergonha" pelo menos três vezes.

 

O ministro da Defesa italiano, Ignazio La Russa, quem participou do comício do PDL em Milão, disse após a agressão, em declarações ao canal de notícias "Rai24", que o primeiro-ministro esteve moderado "como nunca".

 

Imediatamente após a agressão, os principais líderes políticos italianos condenaram o ocorrido.

 

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, expressou através de um comunicado de imprensa sua "mais firme condenação ao grave e impulsivo gesto de agressão" contra Berlusconi, a quem transmitiu sua solidariedade.
 

Pai do acusado
 

O acusado da agressão foi levado para uma cela isolada em Milão e está sob vigilância permanente.


O pai de Tartaglia ligou no domingo à noite para o hospital e se disse "consternado" com a atitude do filho.


Tartaglia atacou Berlusconi com uma estátua em miniatura do Duomo de Milão, um objeto vendido para turistas.


A imprensa italiana critica nesta segunda-feira a violência e o clima de ódio no país.


"Violência constitucional", afirma na primeira página o "Il Giornale", o jornal da família Berlusconi, que também exibe uma foto dos ferimentos do Cavaliere.


Na esquerda, o jornal "La Repubblica" destaca o "filme dramático da praça da catedral, que demonstra a degradação do clima político na Itália".


"Amigos e adversários, partidarios e oposição devem solidários, como nós somos", completa o jornal, que pede afirmações "contra a insanidade de tal gesto, pois o que está em jogo é nada menos que a liberdade".


O "Corriere della Sera" (centro) ressalta o "clima envenenado" e afirma em um editoria: "O ódio político é um monstro que, uma vez desencadeado, é muito difícil de domar".

 


Fonte: G1







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados