O mês de setembro será repleto de boas oportunidades de qualificação profissional, principalmente para o homem do campo, que conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) para a realização de uma série de capacitações voltadas ao desenvolvimento do setor rural. Os cursos são realizados gratuitamente, em parceria com os sindicatos rurais dos municípios.
Durante o mês, a entidade realizará 300 capacitações, desenvolvidas tanto na Capital, quanto no interior de Mato Grosso do Sul. São capacitações voltadas à promoção social e à formação profissional rural, que incentivam o crescimento profissional e a qualidade das ações desenvolvidas no campo.
Entre as oportunidades estão os cursos de Tratorista Agrícola, Corte e Costura, Beneficiamento de Lã Ovina, Sangria de Seringueiras, Manejo de Pastagens, Plantio e Manejo de Pomar, Criação de Novilhas e Bezerras para a Produção de Leite, Informática Básica, Criação de Frango Caipira, Confecção de Apero para Equídeos, Preparo e Utilização do Couro, Instalação de Cerca Elétrica, Controle de Formigas Cortadeiras, Cultivo de Eucalipto, Produção de Pólen e Fabricação Caseira de Pães, Bolos e Biscoitos, entre outros.
Entre os municípios que receberão os cursos estão Campo Grande, Terenos, Nioaque, Coxim, Ponta Porã, Corumbá, Angélica, Maracaju, Três Lagoas, Iguatemi, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Tacuru, Dourados, Bela Vista e ainda o mais novo município do Estado, Paraíso das Águas, que no dia 10 de setembro sediará o curso de Produção Artesanal de Alimentos Saudáveis.
Além dos cursos, o Senar desenvolve palestras, como o Soja Plus, realizado em no mês de agosto em São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul e que em setembro acontece em Naviraí (2), Itaporã (3), Laguna Caarapã (5), Maracaju (9), Rio Brilhante e Amambai (10) e ainda programas como o Com Licença, Vou à Luta, em Corumbá (2). Para conhecer a lista completa dos cursos e programas promovidos pelo Senar, acesse o www.senarms.org.br ou curta no Facebook: facebook/senarmatogrosodosul.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para odesenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Fonte: Assessoria