Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 12/12/2009
IBGE confirma MS no ranking de estados com mais celulares que habitantes
Compartilhar Notícia

Uma pesquisa divulgada pelo IBGE mostrou que mais da metade dos brasileiros tem um companheiro considerado, hoje, indispensável – o telefone celular. O aparelhinho já faz parte da vida de mais da metade dos brasileiros.


Entre 2005 e 2008, o número de usuários pulou de 36,6% para 53,8% da população: mais de 86 milhões de pessoas. A pesquisa confirma levantamento da Anatel, que mostrou MS, SP e Rio de Janeiro como os estados onde o número de aparelhos celulares ultrapassa o número de habitantes.


Segundo o estudo da Anatel, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro romperam em julho a barreira de mais de um celular por habitante. Nos últimos três anos a quantidade de brasileiros que têm celular cresceu 10 vezes mais que a população.


Foi uma mudança e tanto. Nos anos 90, ter um telefone em casa ainda era para poucos. Era preciso comprar a linha, esperar, uma dificuldade. Em 10 anos, passamos da era dos fixos para a dos celulares. Para muitos brasileiros, o celular já aposentou o "velho" telefone fixo. Quase metade dos brasileiros com celular não têm telefone convencional em casa.


Segundo o IBGE, pela questão do acesso, pela infraestrutura que é necessária para poder ter o celular e para ter um telefone fixo, a do celular é mais fácil, chega com mais facilidade. Por outro lado, o celular já deixou de ser um aparelho só para conversar - para ligação, internet, mensagens, fotos, vídeos.


O número de pessoas que acessaram a internet aumentou 75% em três anos. Mas 104 milhões de brasileiros ainda estão longe do mundo virtual. A internet chega a um terço da população. A porcentagem de pessoas conectadas é maior no Sudeste e menor na região Nordeste.


A maioria acessa a internet do computador de casa. Mas as lan houses cresceram e já estão à frente dos locais de trabalho.


Em lan houses, pessoas que estariam tão distantes de um computador, podem descobrir um novo mundo. Uma forma que a população de baixa renda consegue se inserir na rede. Foi através das famosas lan houses, constata o IBGE.


Fonte: JN







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados