Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 11/12/2009
Pedidos de recuperações judiciais por empresas subiram em novembro, diz Serasa
Compartilhar Notícia

O número de pedidos de recuperação judiciais por empresas subiu de 39 em novembro de 2008 para 48 em novembro deste ano,  segundo o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. No acumulado do ano até novembro, o número de pedidos foi de 647, o que representa uma alta de 143%.


Segundo técnicos da Serasa, o aumento em novembro se deve em parte à dificuldade de alguns setores e empresas, como as exportadoras, em acompanhar a recuperação econômica.


Os pedidos de falência, por sua vez, chegaram a 2.207 nos 11 primeiros meses do ano, frente a 2.070 em igual período do ano passado.


Entre os pedidos de recuperação judicial em novembro, apenas dois foram feitos por empresas de grande porte em novembro, frente a sete em igual mês do ano passado. Houve aumento, no entanto, de 19 em novembro de 2008 para 28 no mês passado dos pedidos de recuperação por micro e pequenas empresas.


Segundo os responsáveis pela pesquisa, o desempenho das grandes empresas aponta que elas se recuperaram mais rapidamente dos efeitos da crise, enquanto as empresas de pequeno porte, "por serem mais dependentes de recursos de terceiros - os quais ainda não voltaram aos níveis pré-crise -, são as que mais sofrem para se recuperar". Além disso, há o fato de que o crédito para empresas ainda não foi completamente normalizado.


De acordo com os técnicos da Serasa, as falências e recuperações devem reduzir gradualmente nos próximos meses, diante do crescimento econômico. A avaliação, no entanto, é que os setores dependentes do mercado externo ainda terão dificuldades, seja pelo real valorizado ou pela demanda menor dos países compradores.


Fonte: O Globo







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados