Os turistas que visitarem neste mês a capital federal, sede do primeiro jogo da Copa das Confederações da FIFA no próximo dia 15, terão a oportunidade de conferir o trabalho realizado por artesãos do Mato Grosso do Sul e levar para casa produtos decorativos e utilitários. Através do projeto “Brasil Original – ExpoArt”, promovido pelo Sebrae, que capacita artesãos do país, 200 peças confeccionadas por profissionais de Campo Grande e do interior chegam a Brasília nesta semana e ficam em exposição a partir de então até 30 de junho no ParkShopping, localizado na SAI/SO, área 6580 do Guará.
Materiais de outras regiões também ganham espaço em locais estratégicos de Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro; capitais que recebem jogos das seleções de futebol dos quatro continentes. A estimativa da entidade de apoio às micro e pequenas empresas é receber em cada mostra ao menos 60 mil visitantes e alcançar mais de R$ 500 mil em volume de negócios; incentivando assim o desenvolvimento deste mercado e mostrando ao público a qualidade do artesanato brasileiro.
Todos os grupos selecionados possuem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), garantia de formalização, e receberam cursos sobre temas como otimização da produção, desenvolvimento de coleções, gestão empresarial; entre outros. Preparação para 2014 Para a escolha dos trabalhos sul-mato-grossenses foram considerados critérios técnicos como utilização de matéria prima natural e características culturais do Estado expressas nas obras. “É artesanato variado, feito em cerâmica, fibras, osso, chifre, vidro; e outras matérias primas. À medida que as peças forem comercializadas, será feita a reposição”, explica Patrícia Caldas, consultora do Sebrae.
Ela ressalta que a ocasião serve como teste de aceitação dos produtos, já que os participantes integram também um grupo de 30 artesãos que passam a partir do início de julho por nova série de capacitações, com o objetivo de apresentar desta vez as peças em showrooms que serão montados pelo Sebrae em cidades-sedes durante a Copa do Mundo de 2014. Serão três oficinas multitécnicas de design, além de treinamentos na área de gestão, planejamento de produção e consultorias de identidade visual (construção de marca, embalagem, etiquetas, etc).
“A ideia não é eliminar o que eles já fizeram, mas sim agregar e inovar em novas peças”, completa Caldas. Monique Klein, proprietária da “Campo Grande a Tiracolo”, que fabrica sacolas retornáveis, bolsas e mochilas feitas lonas de caminhão, malotes de empresa de entregas e materiais publicitários reciclados, destaca a chance de divulgar a o trabalho a pessoas de outros países. “É uma conquista e um incentivo para dar continuidade ao projeto”. A empresária desenvolve há 10 anos ações na área de sustentabilidade; já comercializou os produtos durante a Rio+20 e recentemente os expôs no Ecolution, desfile organizado pela Casa Moda, em Nova Iorque.
Serviço Mais informações sobre as capacitações que o Sebrae oferece podem ser obtidas através do site www.ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.
Fonte: Assessoria/Sebrae