Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 09/12/2009
Estádios de futebol estão precários no MS
Compartilhar Notícia

No Mato Grosso do Sul, o futebol profissional que até meados da década de 80 levava grande público aos estádios, principalmente em clássicos como Operário de Campo Grande e Comercial, no Morenão; Ubiratan e CAD (Clube Atlético Douradense) na LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amador), depois no estádio do Douradão, bem como nos jogos entre as equipes da capital com as do interior, entre outros confrontos nas últimas edições do campeonato Sul-mato-grossense, está literalmente falido, principalmente quando passou a ser administrado pelo presidente “eterno” Francisco Cesário de Souza, que inclusive já foi condenado pela Justiça por desviar verbas da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), uma entidade que ele manipula há mais de 15 anos sob as bênçãos dos dirigentes dos clubes.


Com equipes formadas com atletas pratas da casa ou refugos de outros estados, os últimos campeonatos foram à bem da verdade, classificados como “profissional marrom” uma vez que a maioria delas apresenta um amadorismo incomum que acabam por afastar os torcedores, isso sem contar a ausência dos grandes clássicos que outrora movimentavam as cidades que recebiam os jogos.


Com este breve retrato, a de se acreditar que somente com uma ampla reformulação dos dirigentes da FFMS e uma maior participação das empresas e dos empresariados, bem como do poder público é que se poderá acreditar na ressurreição do futebol profissional de Mato Grosso do Sul, que embora capengando, ainda exporta grandes jogadores para outros estados, bem como para o mundo, como Keirrison, Lucas, Mário Lúcio, o ala Arroz, o goleiro Renê, entre outros, que por falta de perspectivas tiveram que sair em busca de um futuro melhor para eles, já que seus clubes de origem se encontram atolados em dividas, e muitos deles faliram, como os dois de Dourados, que seriam o Ubiratan e o CAD, o Taveirópolis da capital, o Pontaporanense entre outros, que em décadas passadas fizeram a alegria de suas respectivas cidades, em especial de seus torcedores.


A vergonha do futebol do estado é tanta, que quando as equipes participam de jogos interestaduais, como a Copa do Brasil, Série “D” e até mesmo a Copa São Paulo de futebol júnior, se transformam em verdadeiros “sacos de pancadas” para seus respectivos adversários.

 

A Federação

Independente do citado acima, a FFMS através de sua assessoria de comunicação informou através do site da entidade a situação dos estádios que serão utilizados no previsto falido campeonato sul-mato-grossense de futebol “profissional” da Série “A” do próximo ano.

 

De acordo com a FFMS, com a regulamentação das Portarias 124 e 185 do Ministério dos Esportes, a partir de 18 de Janeiro próximo serão utilizados novos padrões para os laudos técnicos da PM (Polícia Militar), do CB (Corpo de Bombeiros) e da Vigilância Sanitária e que a partir de 22 de fevereiro próximo passará a ser exigido o LVE (Laudo de Verificação de Engenharia), emitido por engenheiros credenciados pelo CREA/MS para os estádios que estão em sua maioria, considerados impróprios para receberem jogos.

 

A seguir vejam a situação preliminar de cada estádio de Mato Grosso do Sul que deverá abrigar os jogos pelo Estadual/2010 conforme levantamentos feitos pelos setores de fiscalizações.

 

Três Lagoas

Em Três Lagoas, o Benedito Soares de Mato, “Madrugadão”, estádio que o Misto Esporte Clube leva seus jogos, o Corpo de Bombeiros fará vistoria no dia 28 de fevereiro, enquanto a PM fez a vistoria em 14 de novembro e a Vigilância Sanitária em 13 de julho. Na vistoria foi constatado que o estádio não tem capacidade de receber público acima de 6 mil pessoas.

 

Dourados

Em Dourados, o Frédis Saldivar, o “Douradão”, segunda maior praça esportiva de Mato Grosso do Sul, que deverá receber os jogos do Clube Desportivo 7 de Setembro, recebeu vistoria do Corpo de Bombeiros em março deste ano e o da PM no mesmo dia, enquanto a Vigilância Sanitária fez a sua no dia 6 do mesmo mês e todos vetaram o uso do estádio que tem uma capacidade de receber um público de até 30 mil pessoas. No caso do “Douradão”, próximo do início do campeonato, até o momento o estádio ainda não recebeu as adequações que deveria receber para abrir seus portões na competição.

 

Na Capital

Em Campo Grande, o Pedro Pedrossian, o “Morenão”, maior estádio Universitário do país, que deverá receber jogos do Clube de Esportes União; CENE (Clube Esportivo Nova Esperança); MS/Saad Esporte Clube; Clube Esportivo Guaicurus, o Corpo de Bombeiros fez vistoria no dia 5 de abril deste ano enquanto a PM no dia 14 de maio e a Vigilância Sanitária seis dias depois.

 

Embora não tenha recebido autorização para receber jogos, o “Morenão” recebeu algumas melhorias neste ano para receber a seleção de “Dunga” contra a Venezuela pelas eliminatória da Copa do Mundo. O estádio teve sua capacidade de público reduzida para 29 mil e 680 pessoas, informou a FFMS.

 

Ivinhema

Em Ivinhema, o estádio Municipal, o “Saraivão” que vai receber jogos do Ivinhema Futebol Clube, atual vice-campeão estadual, o Corpo de Bombeiros fez vistoria no dia 3 de fevereiro último enquanto a PM no dia 3 de agosto e a Vigilância Sanitária fará no próximo dia 31. O estádio não tem autorização para receber um público superior a cinco mil pessoas.

 

Aquidauana

Em Aquidauana, o “Noroeste” que receberá os jogos do Aquidauanense Futebol Clube será vistoriado pelo Corpo de Bombeiros no próximo dia 9 de janeiro enquanto a PM fez a sua no dia 3 e a Vigilância Sanitária fará no dia 31 próximo. O estádio não tem capacidade de receber um público acima de 2.000 pessoas.

 

Rio Verde

Em Rio Verde de Mato Grosso, o estádio Balbino Cezário de Freitas, que receberá os jogos do Rio Verde Esporte Clube foi vistoriado pelos Bombeiros e pela PM em março, enquanto a Vigilância Sanitária ainda não definiu sua data.

 

O estádio não tem autorização de receber um público acima dos três mil torcedores.

 

Moreninha

O Jaques da Luz, mais conhecido como “Toca do Leão”, estádio que deverá receber os jogos do Esporte Clube Comercial os Bombeiros, à Polícia Militar e a Vigilância Sanitária não realizaram ainda suas vistorias, portanto, neste caso a capacidade de público máximo a entrar na praça esportiva não foi declarada.

 

Costa Rica

Em Costa Rica, o Laerte Paes Coelho, o “Laertão”, que receberá os adversários do Costa Rica Esporte Clube, os Bombeiros farão vistorias no dia 20 de janeiro enquanto a PM fará ainda nesta semana e a Vigilância Sanitária no próximo dia 31.

 

Segundo consta, o estádio não tem autorização de ultrapassar a capacidade de público na ordem de cinco mil torcedores.

 

Naviraí

Em Naviraí, o estádio Antonio Augusto dos Santos, o “Virotão”, que receberá os jogos do CEN (Clube Esportivo Naviraiense), atual campeão estadual, os Bombeiros fizeram vistorias no dia 28 de setembro enquanto a PM no dia 17 de janeiro último, e a Vigilância Sanitária no dia de ontem. O estádio não tem autorização de receber público acima de cinco mil torcedores.

 

Ladário

Em Ladário, o Vicente Fortunato que recebera os adversários do Pantanal Futebol Clube recebeu vistoria dos Bombeiros no dia 13 de março e da PM no dia 27 de janeiro, enquanto a Vigilância Sanitária fará a sua no próximo dia 22 de janeiro. O estádio terá somente autorização para receber no máximo três mil torcedores.

 

Itaporã

Em Itaporã, o Francisco Chaves Filho, o “Chavinha”, estádio em que o Itaporã Futebol Clube manda seus jogos, os Bombeiros realizaram vistorias no dia 15 de setembro enquanto a PM fará amanhã, e a Vigilância Sanitária na próxima sexta-feira.

 

O estádio não terá autorização de receber público acima de três mil pessoas.

 

Rio Brilhante

O “Ninho da Águia” de Rio Brilhante, estádio que receberá os adversários do Esporte Clube Águia Negra recebeu vistorias dos Bombeiros no dia 15 de março e a Polícia Militar fará a sua no dia 15 de janeiro.

 

A Vigilância Sanitária fará no próximo dia 31, no entanto, o estádio tem autorização de receber até cinco mil pessoas.

 

Corumbá

O Arthur Marinho de Corumbá, Estádio do

Corumbaense Futebol Clube, tanto os Bombeiros como a PM e a Vigilância Sanitária não definiram ainda as datas das vistorias, todavia, a capacidade máxima dele será de até cinco mil torcedores.

 

Chapadão

Em Chapadão do Sul, a SERC (Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão), que conquistou a Série “B” deste ano, o Corpo de Bombeiros fez vistoria no dia 31 de outubro último enquanto a Polícia Militar no dia 4 de agosto.

 

A Vigilância Sanitária fez a sua no dia 31 de julho e o estádio está “ok” para receber até cinco mil pessoas.

 

Mundo Novo

Finalizando, o Cacildo Cândido Pereira, mais conhecido como a “Toca do Urso”, de Mundo Novo, que receberá os jogos do CAMN (Clube Atlético Mundo Novo), vice- campeão da Série “B” deste ano, recebeu vistorias dos Bombeiros no dia 6 de novembro e da PM em 14 de agosto, enquanto a Vigilância Sanitária deverá fazer a sua em uma data que ainda não foi definida. A “Toca do Urso” poderá receber um público que não poderá ultrapassar três mil e 500 pessoas.

 


Fonte: AgoraMS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados