Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 02 DE OUTUBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 27/05/2013
Apoio da prefeitura gera renda para agricultura familiar de Naviraí
Compartilhar Notícia
Pequenos produtores abastecem a merenda escolar na cidade (Foto: Divulgação/Assessoria)


A prefeitura de Naviraí através da Gerência de Desenvolvimento e AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) vem trabalhando firme nas ações de apoio a Agricultura Familiar. O resultado é a geração de renda aos pequenos produtores do município. A maioria dos produtos produzidos na cidade são repassados para merenda escolar da Rede Municipal, adquiridos pela prefeitura através da Gerência de Educação.


No último dia 20 deste mês, em uma chamada pública do setor de licitação, três cooperativas foram beneficiadas: Copaju (Cooperativa dos Produtores do Assentamento Juncal), ANTEP (Associação Naviraiense de Terra e Paz) e COOF-NAV (Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Naviraí). O valor repassado foi de R$ 429 mil, divididos em partes diferentes para essas cooperativas. Elas ficarão responsáveis na distribuição dos seguintes produtos para merenda escolar de Naviraí: frango, alface, leite, repolho, abóbora, mandioca, pão caseiro, cheiro verde, couve, doce caseiro, goiaba, abacaxi e mel.


Segundo a Nutricionista da Alimentação Escolar do município, Lilian Mika Umemura, este tipo de alimento é diferencial para uma nutrição sadia dos estudantes. “Eles adoram verdura, este ano, temos o abacaxi e o mel como novidades”, disse Lilian ao lembrar que em 2012 foram comprados R$299 mil as cooperativas. “Este ano o valor é maior”, lembra.


Segundo o Gerente de Desenvolvimento Econômico, Roberto Pedro da Rocha, o aumento da participação das cooperativas ocorreu graças ao apoio dado pelo prefeito Léo Matos, que designou sua equipe no apoio aos pequenos produtores. “Demos toda sustentação possível para eles produzirem na gradeação de terra e criação de valetas. Trabalhamos ainda para que eles se organizassem e conseguissem a documentação necessária, e assim pudessem receber os recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar . Ficamos a disposição quanto ao transporte de adubo sendo fator importante para o plantio”, destacou Roberto.


Além de beneficiar os produtores na compra dos produtos, outros vem conseguindo recursos na venda ao comércio da cidade, e nas feiras livres, como relata o pequeno produtor, Carlos Tanaka. Ele comentou que sem o apoio dado pelo poder público seria inviável o plantio das suas hortaliça, que são vendidas no comércio de Naviraí. “Morei no Japão 18 anos, hoje eu ganho o dobro aqui, trabalhando menos. Se não fosse a prefeitura não conseguiríamos sobreviver dessa forma”, observou.


Já o produtor do Distrito Verde, José Francisco Pereira Neto, disse o incentivo dado a Agricultura Familiar vem melhorando e muito a sua renda. “Tem dado tudo certo, temos agora uma política pública que tem nos ajudado”, garantiu.


O prefeito Léo Matos destacou a importância da Agricultura Familiar no município. “Tudo se centraliza aqui (Naviraí), as mercadorias são comercializadas dentro da cidade, isso fomenta nossa economia e garante uma renda a esses produtores”, finalizou.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados