Página Inicial | SÁBADO, 28 DE SETEMBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 20/05/2013
Semana começa com previsão de pancadas de chuva em todas as regiões do Brasil
Compartilhar Notícia

PREVISÃO PARA SEGUNDA, DIA 20


SUDESTE

Nesta segunda, por conta dos ventos quentes que sopram do interior do Brasil, as temperaturas disparam sobre os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Com isso, no final do dia, a combinação do calor e o avanço de áreas de instabilidade associadas à passagem de uma nova frente fria provocam pancadas de chuva durante a noite sobre o território fluminense.


Na segunda, o tempo muda em São Paulo, porque a passagem de uma nova frente fria organiza novas áreas de instabilidade e as chuvas retornam para grande parte do Estado. Inclusive, pode chover forte na faixa leste do Estado.


SUL

Na segunda, o tempo volta a abrir sobre as faixas oeste e central do Estado, por conta do avanço de uma massa de ar mais seco. Já ao longo do Litoral, Serra, Norte e na Grande Porto Alegre, o tempo ainda fica mais fechado, com condição para chuvas fracas, principalmente na forma de garoa ao longo do dia.


A semana começa com tempo aberto em boa parte do Paraná e de Santa Catarina. Sobre a faixa leste, no entanto, os ventos úmidos que sopram do mar são responsáveis por um tempo mais encoberto e com chuvas fracas. Entretanto, devido à formação de uma nova frente fria, no decorrer do dia a nebulosidade volta a aumentar e a partir da tarde, chuvas isoladas voltam a ocorrem de forma generalizada.


CENTRO-OESTE

Na segunda, a instabilidade volta a se organizar no sul de Mato Grosso do Sul e em pontos isolados de Mato Grosso, provocando pancadas de chuva de baixo acumulado. Novamente, no restante da região, segue a condição de tempo firme e baixa umidade relativa do ar. No decorrer do dia as temperaturas se elevam, deixando a tarde bastante abafada.


NORDESTE

Chove de forma isolada no litoral sul da Bahia nesta segunda. Além disso, a partir da tarde, áreas de instabilidade provocam chuvas sobre as metades norte dos Estados do Maranhão, Piauí e do Ceará. No restante da região, o que predomina é o tempo seco e os baixos índices de umidade relativa do ar, deixando principalmente o Sertão em Estado de Alerta.


NORTE

Na segunda, de modo geral, o potencial para temporais diminui em boa parte da região Norte. Assim, o dia será de tempo aberto e sol predominando. A combinação de calor e umidade, a partir da tarde, gera nuvens carregadas. Assim, aos poucos, a nebulosidade aumenta e ocorrem pancadas de chuva, que de forma isolada podem vir até com forte intensidade no noroeste do Amazonas.


PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


SUDESTE

Na terça, a chuva se espalha mais pelo Sudeste. Os acumulados previstos serão baixos, mas as pancadas atingem todo o Estado de São Paulo, o sul, leste e triângulo Mineiro, o Rio de Janeiro e grande parte do Espírito Santo. As temperaturas máximas entram em declínio, principalmente no centro e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.


Nos próximos dias, a chuva na forma de pancadas fica concentrada na metade sul e nas áreas litorâneas da região, enquanto o norte mineiro e capixaba passam por um período de tempo mais seco. Ainda assim, na maior parte dos casos, a chuva ocorre de forma fraca e isolada e, por isso, o sol segue predominando entre poucas nuvens na maior parte do período.


SUL

A terça tem previsão de tempo instável sobre o norte e Serra do Rio Grande do Sul e nos estados de Santa Catarina e Paraná. De uma forma geral, a chuva será de baixo acumulado. Apenas no litoral, entre Santa Catarina e Paraná, há potencial para chuva mais intensa, porém, localizada. Na maior parte do Rio Grande do Sul, o tempo seco predomina e o frio ganha intensidade na madrugada, principalmente na Campanha. Durante a tarde as temperaturas não conseguem subir muito entre o Rio Grande do Sul e o sul Paranaense. Já no noroeste do Paraná, o tempo fica abafado à tarde.


Nos próximos dias, a chuva fica concentrada na metade norte da região, mas, na maior parte dos casos, ocorre na forma de pancadas com curta duração e fraca intensidade.


CENTRO-OESTE

Na terça-feira, pouca coisa muda na previsão do tempo. Ainda há previsão para pancadas de chuva principalmente no sul e leste de Mato Grosso do Sul. Já todo o restante da região segue sob uma condição de tempo firme e com poucas nuvens. Mais uma vez, a tarde será marcada por altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar na maior parte das localidades.


No decorrer da próxima semana, embora haja previsão de chuva em parte da região, esta chuva ocorre na forma de pancadas com curta duração e que atingem apenas pontos isolados. Assim, o destaque continua sendo para o predomínio do sol e a baixa umidade relativa do ar no norte da região.


NORDESTE

Na terça-feira, a chuva se concentra sobre a faixa norte da região e passa a atingir o Rio Grande do Norte e a Paraíba. O restante da região segue com a condição de tempo seco e altas temperaturas.


Durante a próxima semana, a chuva significativa fica concentrada apenas na metade norte da região, com potencial para temporais em toda a faixa litorânea entre o Maranhão e Pernambucano. Na metade sul do Nordeste, o tempo fica mais firme e o sol predomina entre poucas nuvens.


NORTE

Na terça, a chuva segue concentrada sobre o meio norte da região, com potencial para temporais principalmente no norte do Amazonas e em Roraima. Na faixa sul, entre o Acre e o Tocantins, o tempo seco predomina. O calor predomina em todos os Estados, mesmo onde tem previsão de chuva mais forte.


Nos próximos dias, embora haja previsão de chuva para a maior parte da região, as chuvas mais significativas e generalizadas continuam concentradas mais ao norte, principalmente entre o norte amazonense e Roraima.


Fonte: Somar Meteorologia







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados