Página Inicial | SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 09/12/2009
Prefeitura conclui cursos com manipuladores de Alimentos
Compartilhar Notícia
Gerente da Visa, durante curso realizado com panificadores e sorveterias (Foto: Orisvaldo Sales)


A Prefeitura de Naviraí, através do Núcleo de Vigilância Sanitária, conclui na última semana as etapas dos cursos de boas praticas na manipulação de alimentos. Ao longo do ano de 2009, cerca de 200 pessoas que trabalham nessas atividades receberam uma capacitação. Foram ensinadas noções básicas de legislação sanitária e de higiene na manipulação de alimentos, boas práticas na fabricação e no preparo dos pratos, e abordadas doenças que podem ser transmitidas pelos alimentos.


Nessa última etapa foram orientados manipuladores que atuam no ramo de padarias, confeitarias e sorveterias. Os técnicos da Visa também estiveram por dois dias atuando junto a equipe de cozinha do hospital municipal. Na instituição, mantida pela prefeitura, são servidas em torno de 300 refeições diariamente. “Nosso trabalho não se resumo ao comércio, devemos passar orientações a todos” destacou o gerente da Vigilância Manoel Messias.


Regulamentação da vigilância sanitária orienta sobre os procedimentos de manipulação e preparo, armazenamento, transporte, exposição e venda de alimentos. Também estão previstos na lei a manutenção e higienização de instalações, equipamentos e utensílios; o controle da água e vetores de transmissão de doenças; a capacitação profissional e a supervisão da higiene e da saúde dos manipuladores; o manejo correto do lixo; e o controle e a garantia de qualidade do alimento preparado.


A resolução é rigorosa para quem manipula alimentos, exigindo asseio pessoal, uniformes compatíveis, higiene das mãos e conhecimento das doenças transmitidas. Determina, ainda, que os cabelos fiquem presos e protegidos por redes ou toucas. “Temos uma determinação do nosso Prefeito Zelmo de Brida e total apoio da Gerente de Saúde para executarmos nosso serviço e por isso conseguimos neste ano, oferecer treinamento para várias pessoas” salienta Manoel.


De acordo com o gerente da Visa, para o próximo ano a previsão é de dar continuidade a esse tipo de trabalho. “A Vigilância orienta, para depois quando tiver de autuar o comerciante não alegue desconhecimento da legislação” adverte Messias.


Fonte: Da redação







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados