Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 10/04/2013
Anvisa revoga suspensão de vendas de suco AdeS, da Unilever
Compartilhar Notícia

A Anvisa liberou ontem (09) a fabricação, distribuição, comercialização e consumo de todos os lotes dos alimentos com soja da marca AdeS, produzidos na linha TBA3G, na fábrica da Unilever de Pouso Alegre (MG). A produção havia sido suspensa em 18 de março, após a constatação de que 96 embalagens do suco de maçã AdeS de 1,5 litro haviam sido envasadas com solução de soda cáustica, que pode causar queimaduras na boca e na garganta.


Com a decisão de ontem, a agência manteve apenas a proibição da comercialização e do consumo das unidades contaminadas, referentes ao lote AGB25. O órgão também informou que a empresa deve dar continuidade às ações de recolhimento desse produto. “As investigações mostraram que a falha foi pontual. Entretanto, continuaremos a monitorar as medidas corretivas que estão sendo implantadas pela empresa”, afirmou o diretor de controle e monitoramento sanitário da Anvisa, Agenor Álvares, em nota.


Segundo a Unilever, 46 embalagens já foram retiradas do mercado. Por meio de nota, empresa pediu desculpa aos consumidores pelo episódio e informou que, no caso de dúvida, os clientes deveriam entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da fabricante.


A falha na produção ocorreu em 25 de fevereiro. A empresa alegou que o problema ocorreu por falha operacional e humana, o que levou a um erro no processo de limpeza. Por 80 segundos, houve envase de solução de soda cáustica a 2,5% em 96 embalagens de suco sabor maçã. O problema foi restrito a uma linha de produção de um total de 11 na unidade. As embalagens foram liberadas para os supermercados em 5 de março e, no dia seguinte, foi registrada a primeira reclamação no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa, em Guarujá (SP), pelo 0800-707-0044 ou sac@ades.com.br.
 

A empresa anunciou o recall dos produtos em 14 de março. Quatro dias depois, a Anvisa, após tomar conhecimento do episódio por meio da imprensa, publicou uma resolução suspendendo a produção e a comercialização de todos os produtos da linha de produção na qual ocorreu a contaminação.
 

Segundo a Anvisa, a medida foi tomada por precaução e para proteger a saúde da população brasileira. A decisão de ontem, por sua vez, é baseada no relatório da inspeção realizada pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais e de Pouso Alegre, entre 18 e 22 de março. “De acordo com o relatório, o consumo dos alimentos com soja da marca AdeS, produzidos pela linha de produção TBA3G, não apresenta risco para a saúde dos consumidores”, informou a agência.


Fonte: O Globo







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados