Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 07/12/2009
Interior quer manter em 2010 o domínio do futebol estadual
Compartilhar Notícia

O campeonato estadual de 2010 já está definido, os clubes se movimentam para montar comissão técnica e elenco para o próximo ano. Nestas conversas pré-temporada, um assunto tem sido constante: O interior vai conseguir manter a hegemonia da competição na próxima edição?


Hegemonia caipira


Dominado pelos times da capital até meados da década de 90, o campeonato estadual vive uma nova fase. Os últimos quatro campeões são do interior do Estado, três deles da região sul.


A “hegemonia caipira” começou em 2006, após dois títulos seguidos do Cene de Campo Grande. Naquele ano, o Coxim, que havia sido vice-campeão da segunda divisão em 2005 (perdeu o título nos pênaltis para o Sete de Setembro), foi o campeão.


No ano seguinte, a vez foi do Águia Negra de Rio Brilhante que, na final, deixou o Cene para trás. Em 2008 o Ivinhema, comandado pelo técnico Douglas Ricardo, levantou a taça após bater o Misto de Três Lagoas na final. Neste ano, o Naviraiense impediu o bicampeonato do Azulão do Vale e festejou a conquista na casa do adversário.


A expectativa em 2010 é de que esse cenário permaneça inalterado. Naviraiense e Ivinhema planejam elencos fortes pra disputar também a Copa do Brasil e o Águia Negra quer voltar a ser a principal força do interior.


Apoio oficial


A explicação para essa nova realidade está no apoio recebido por essas equipes e por outras que se destacaram na última temporada como Itaporã e Chapadão – campeão da Série B – dos poderes executivo e legislativo dos respectivos municípios. Para José Roberto Alves, diretor de futebol do atual campeão e vereador em Naviraí, essa parceria vai manter o título longe da capital.


“Pelo que estamos vendo nas montagens das equipes para 2010, o título deve ficar no interior mais uma vez. Sem o apoio do poder público, é impossível montar um time competitivo e cidades que contam com essa força como a nossa, Ivinhema, Rio Brilhante, Chapadão do Sul e Itaporã saem na frente dos adversários”, explica.


Opinião semelhante tem Antônio Coca, integrante da equipe de esportes da Rádio Grande FM. Embora não concorde com esse tipo de apoio, já que “usa-se dinheiro que deveria ser aplicado em saúde e educação, por exemplo”, Coca entende que com o apoio de prefeituras as equipes do interior levam vantagem. Mas ele adverte que “não adianta ter o dinheiro e investir mal, é preciso planejamento para obter um bom resultado”.


Sete de Setembro


Confirmado para o quinto campeonato estadual consecutivo, o Sete de Setembro de Dourados sente na pele a falta desse apoio. O clube tem uma das melhores estruturas físicas do Estado, mas não teve suporte financeiro da prefeitura nas últimas edições. Sidnei Camacho, novo presidente do clube e responsável pelo futebol profissional nesta temporada, espera que isso mude.


“A gente tem essa expectativa e esperamos contar [com o apoio da prefeitura de Dourados]. É uma condição para que a gente toque nosso trabalho, que a gente tenha esse apoio como foi prometido pela gestão atual”, disse.


Torcida


Para os torcedores, a fé no futebol do interior também é grande. Douglas Martins, torcedor do Sete de Setembro e membro da Torcida Uniformizada Máfia Independente, acredita que o título deve ficar mesmo entre Águia Negra, Ivinhema e Naviraiense. “Mas não vou descartar o meu Sete de Setembro”, completa esperançoso.


Campeonato 2010


O campeonato estadual de 2010 começa em fevereiro e termina no final de maio. São 18 times – quatro da capital e 14 do interior - divididos em duas chaves de nove. Após se enfrentarem dentro dos grupos em turno e returno, os quatro melhores avançam para a próxima fase e os dois últimos de cada um deles são rebaixados. Campeão e vice representam o Estado na Copa do Brasil de 2011.


Fonte: Rogério Vidimantas (Conesul Esportes)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados