Página Inicial | SÁBADO, 28 DE SETEMBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 18/03/2013
Chuva atinge todas as regiões do Brasil nesta terça, aponta a Somar
Compartilhar Notícia

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA, DIA 19


SUDESTE

Na terça, dia 19, a frente fria mantém o tempo instável e com chuva a qualquer momento do dia em toda a faixa leste da região Sudeste. Ainda há risco de temporais, com destaque para o sul do Espírito Santo. No interior, o tempo deve ficar firme durante o dia e pancadas de chuva devem ocorrer entre a tarde e a noite. As temperaturas seguem em queda em todo o Sudeste e a madrugada terá temperaturas um pouco mais baixas. Faz calor apenas no norte da região.


SUL

A terça é marcada pela volta da chuva e dos ventos fortes para a região Sul. Apesar de ainda fazer frio na maior parte da região durante a madrugada, as mínimas serão superiores às registradas nos últimos dias.  No começo da tarde, áreas de instabilidade que se formam entre o Paraguai e a Argentina se deslocam para o oeste gaúcho e provocam chuva forte e temporais. Além da precipitação intensa, rajadas de vento podem ultrapassar 70 km/h em alguns municípios. Também chove de forma fraca e isolada no leste de Santa Catarina e Paraná ao longo do dia. As máximas também devem ser superiores as dos últimos dias, mas ainda não faz calor.


CENTRO-OESTE

A previsão de pancadas de chuva permanece em grande parte da região na terça, no entanto, os eventos ocorrem com maior intensidade sobre o Mato Grosso, inclusive com potencial para transtornos em Cuiabá. De forma geral, as temperaturas caem no Centro-Oeste e a manha terá de temperaturas mais amenas, com diminuição do calor no período da tarde.


NORDESTE

Na terça, pancadas de chuva avançam pelo interior da região e amenizam a situação do tempo seco no interior do Nordeste. Há previsão de chuva mais forte e risco de temporais isolados entre Piauí e Maranhão. O avanço da precipitação ainda traz uma pequena redução das máximas, mas o calor continua em todo o Nordeste.


NORTE

Na terça, pancadas de chuva mais intensas se deslocam para o leste da região Norte e atingem o leste de Amazonas e toda metade sul do Pará. Em alguns pontos, os volumes acumulados superam 60 milímetros É o caso de Manaus, onde o potencial para transtornos ao longo do dia é grande. No oeste da região, a chuva ocorre de forma um pouco mais fraca e isolada. Depois de uma madrugada abafada, o calor ainda predomina no período da tarde.


PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


SUDESTE

Na quarta, dia 20, o sol volta a aparecer entre muitas nuvens na maior parte da região e pancadas de chuva incidem sobre o local entre a tarde e a noite. O maior risco para temporais se concentra nas divisas com as regiões Centro-Oeste e Sul. Depois de dias com temperaturas mais baixas, os termômetros começam a se recuperar lentamente. A madrugada terá temperaturas mais elevadas e, apesar do aumento das máximas, o calor continua restrito ao norte do Sudeste. Nos próximos dias, o calor volta a tomar conta da maior parte do Sudeste e a chuva passa a ocorrer na forma de pancadas, distribuídas entre a tarde e a noite.


SUL

O céu fica encoberto e a chuva ocorre a qualquer momento do dia no Rio Grande do Sul nesta quarta. Além disso, a chuva vem acompanhada de muitas descargas elétricas, ventos fortes e, em pontos mais isolados, há possibilidade de queda de granizo. Em alguns municípios gaúchos, os volumes acumulados superam 60 milímetros. No Paraná e em Santa Catarina, a chuva ocorre na forma de pancadas a partir do período da tarde e, embora menor, também há o risco de temporais.

O dia será de ventos fortes com rajadas que passam de 90 km/h no centro de Santa Catarina. O aumento da nebulosidade no Sul gera uma queda na amplitude térmica, com uma manhã de temperaturas um pouco mais elevadas e uma tarde com temperaturas mais amenas. Nos próximos dias, áreas de instabilidade perdem força na região Sul e a presença de sol volta a predominar. Com ar mais seco sobre a região, as madrugadas continuam frias, mas as tardes terão temperaturas mais elevadas.


CENTRO-OESTE

Na quarta, há previsão de chuva para todo o Centro-Oeste e, desta vez, o risco de temporais cobre todos os Estados da região. Em Mato Grosso, vários municípios recebem volumes de chuva superiores a 40 milímetros. Em Mato Grosso e Goiás, também há potencial para chuva forte e temporais isolados. Com muita nebulosidade sobre a região, as temperaturas continuam em queda. Nos próximos dias, pancadas voltam a se concentrar mais ao norte da região, enquanto Mato Grosso do Sul passa por um período com pancadas ligeiramente mais fracas e isoladas.


NORDESTE

Na quarta, o destaque vai para a chuva que atinge o oeste da região. No Maranhão, a precipitação vem acompanhada de descargas elétricas e grandes volumes de chuva em alguns municípios. Desde o litoral do Piauí até o centro e sul da Bahia, o tempo firme predomina e a chuva ocorre apenas de forma fraca e isolada. A distribuição das chuvas influencia também nas temperaturas e nos índices de umidade do ar. Por isso, a quarta será de temperaturas mais elevadas e menor umidade relativa do ar no leste. Nos próximos dias, a chuva continua concentrada mais a oeste da região, e também passa a ocorrer de forma mais frequente no litoral norte. No leste e entre o litoral de Pernambuco e Sergipe, o tempo fica mais seco e a chuva é fraca e isolada quando ocorre.


NORTE

Na quarta, áreas de instabilidade associadas ao calor e à umidade provocam fortes pancadas de chuva sobre Pará, Amapá e Tocantins, com potencial para transtornos nas três capitais. No oeste da região, a chuva perde força e ocorre de forma mais isolada. As temperaturas seguem sem grandes variações, e a tarde será de calor intenso em Roraima, onde a umidade relativa do ar abaixo do ideal favorece a elevação das temperaturas. Nos próximos dias, a Zona de Convergência Intertropical volta a ganhar força e provoca chuva forte em Amapá, principalmente no litoral. Pancadas de chuva mais intensas e frequentes associadas à areas de instabilidade tropical permanecem concentradas ao leste da região.


Fonte: Canal Rural







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados