Página Inicial | SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 06/12/2009
Estudantes fazem Enem de olho em vaga na faculdade
Compartilhar Notícia

Aproximadamente 70 mil secundaristas e egressos do ensino médio começaram a realizar as provas do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) de olho numa vaga na universidade. Somente em Campo Grande, 31,5 mil inscritos realizam os exames hoje e amanhã. Os portões foram fechados às 12h e dezenas de candidatos ficaram do lado de fora.


Na Uniderp Anhanguera, na Avenida Ceará, onde 7 mil estão inscritos para realizar a prova neste sábado e amanhã, houve congestionamento e filas após a abertura dos portões. Mesmo assim, cerca de 40 pessoas chegaram atrasados. “Foi este trânsito infernal”, afirmou a estudante Ana Cristina de Oliveira Souza, 23 anos, que chegou atrasada, junto com Cândido Gabriel de Oliveira, 20. Os dois perderam a oportunidade de ingressar no curso de Enfermagem da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que adotou o Enem como primeira fase do vestibular 2010. Eles enfrentaram o congestionamento desde a Avenida Fernando Corrêa da Costa, Joaquim Murtinho e Ceará.


Mesma sorte não teve Antenor Cabral, que tentará Medicina, mas chegou atrasado. Chateado por ter chegado após o fechamento dos portões, ele atribuiu o atraso à mudança de local da prova pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). O órgão alterou os locais após cancelar a primeira edição, prevista para os dias 3 e 4 de outubro deste ano após vazar o conteúdo da prova.


“Fomos obrigadas a dar volta, não deixaram a gente entrar no outro portão”, justificou-se Ana Carla Silles de Almeida, 16, que tentará o Enem pela primeira vez e sonha passar para o curso de Medicina. “É um absurdo”, afirmou, sobre a coordenação não permitir a reabertura dos portões. Teve gente que se exaltou e lembrou do vazamento. “Sério vocês, tão brincando comigo”, gritava um homem, que deixou o local exaltado.


Após pegar dois ônibus para chegar, vindo do bairro Coophavila 2, Priscila Ramos, 20, tentaria o Enem pela terceira vez. Ela sonha em ingressar no curso de Serviço Social.


Nervosos – A transferência da data do Enem deixou alguns estudantes mais nervosos hoje. “A mudança de data deixou a gente mais ansioso”, comentou o estudante David Macedo, 21, que tentará o certame pela primeira vez. Com a esperança de ingressar no curso de Geografia, ele afirmou que teme uma prova mais difícil da prevista inicialmente, que vazou em São Paulo.


Já outros se mostraram mais tranqüilos com a mudança. “Até ajudou, deu para ter uma idéia da prova para fazer agora”, comentou a estudante Aline Netto, 17, que tentará a faculdade de Serviço Social. “Está mais fácil”, afirmou Clayton Fernandes, 18, que tentará o exame pela segunda vez e com a esperança de ingressar na universidade para um curso na área de usina de açúcar e álcool.


Desespero – Na Uniderp Anhanguera centenas de candidatos chegaram em cima da hora e foram obrigados a correr para chegar antes do fechamento dos portões. Os guardas e fiscais de provas gritavam que faltava um minuto e faziam gestos para os jovens correrem.


Outros acadêmicos, que vendiam água e chocolate, até improvisaram uma contagem regressiva, aumentando o desespero dos candidatos. “Oito, sete, seis, ...”, gritavam, aumentando o desespero de quem tinha que atravessar o tumultuado e perigoso trânsito da Avenida Ceará. Teve candidato que passou correndo no portão sem tirar o capacete da motocicleta.


Fonte: CampoGrandeNews







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados