O município de Naviraí vive uma epidemia de dengue. A informação foi confirmada pela gerente de saúde do município, Cristina Gradella. Novo levantamento divulgado mostra que 136 casos foram confirmados e outros 797 aguardam resultado de exame, ou seja, os números poderão ser ainda maiores. Ao todo foram 963 notificações e apenas 30 desses até o momento foram descartados.
Segundo a gerente os números são extremamente assustadores com relação a 2012 quando foi registrado 204 casos e apenas 363 notificações em 12 meses. "Isso não é um problema apenas em Naviraí, e sim em todo o Estado. Tudo que tinha de ser feito por nós foi realizado, mas alguns moradores não ajudaram com a limpeza dos quintais e terrenos", alertou.
De acordo com Cristina, a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. "Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros", observou.
Nesta sexta-feira (8) a pedido do prefeito Léo Matos, uma reunião com a sociedade foi agendada para debater o assunto. "Assim que entramos na prefeitura contratamos 20 agentes de vetores e depois outros 20 para trabalharem no combate. Até notificamos proprietários de imóveis e terrenos para que limpassem os mesmos. É um momento difícil que precisamos resolver juntos", destacou o prefeito.
Fonte: Assessoria