O Orkut, rede social do Google que perdeu o posto de mais popular para o Facebook em janeiro do ano passado, atrofiou em número de usuários por falta de investimento e acomodação, diz o fundador do Tuenti, site mais acessado na Espanha, Zaryn Dentzel.
"O problema do Orkut é que ele não continuou a acreditar nele mesmo --e ficou preguiçoso. Quando você obtém sucesso, tudo é muito fácil. Você não precisa ser um gênio, basta administrar. E nessa fase é muito fácil deixar o sucesso escapar, porque você se acomoda", disse Dentzel durante uma palestra na Campus Party, evento que acontece até domingo (3) em São Paulo.
Segundo Dentzel, americano que é o executivo-chefe da rede social hoje controlada pela Telefônica, o Facebook conquistou o brasileiro porque, "ao contrário do Orkut, não focou na comunicação propriamente dita."
O empresário vê como um problema a ausência de "competidores consistentes" no mercado de redes sociais, amplamente dominado pelo Facebook, mas acredita que a transição dos hábitos virtuais da web para os celulares e tablets colabora para o surgimento de novos sites do tipo.
"Antes nós tínhamos que bater de porta em porta em busca de novos usuários. Hoje um site se torna viral na velocidade de um clique. Veja o Instagram", diz, referindo-se ao serviço comprado pelo Facebook por cerca de US$ 700 milhões, um ano e meio após seu lançamento.
Dentzel diz que o time de desenvolvimento do Tuenti "se foca totalmente" em desenvolvimento para celulares e tablets, há dois anos. O Android, diz o americano, é o sistema responsável pela maior parte dos acessos de seu site.
Dentzel acredita que ainda há demanda por outras redes sociais. "Você tem de adaptar-se constantemente. Não é perder o foco, mas observar o ambiente à sua volta e adaptar-se a ele. Sempre é possível competir."
Fonte: Folhaonline